Pesquisar no Portal


Newsletter

Inscreva-se!


 

 

  
Confirmar

Nós valorizamos a sua privacidade. Nós nunca iremos alugar, vender, ou usar o endereço de email para outra coisa senão os serviços que você pedir especificamente.



Participe no nosso inquérito
Qual o aparelho que pretende substituir este ano?



Submit Survey View Results


Página Patrocinada por:

 

Exaustor e chaminé, como escolher?

 

Qual o modelo mais adequado?

 

Como escolher?

 

Que precauções a ter?

 
 

 

 

 

O que devo saber antes de escolher um exaustor ou chaminé?


Para que serve um exaustor?

Hoje em dia, um exaustor de cozinha é um componente das cozinhas modernas. Assim, o cheiro incómodo de comida é eliminado logo na origem. Nos exaustores de cozinha, faz-se a distinção entre dois métodos de construção: bocas de retorno e bocas de ventilação. Ambas as variantes são colocadas sobre o fogão, aspiram o fumo dos alimentos e limpam-no da gordura e humidade, através de um filtro. Enquanto as bocas de ventilação devolvem o ar limpo à divisão, as bocas de retorno conduzem o vapor filtrado diretamente para fora, através de uma conduta.
Para além de produzirem um melhor ar, os exaustores de cozinha também impedem ou, pelo menos reduzem, que se forme uma película de gordura nos móveis da cozinha. Normalmente os exaustores de cozinha têm um interruptor para diferentes potências nominais, assim como uma luz integrada para iluminar a superfície onde se cozinha. O exaustor de cozinha é selecionado segundo o tamanho da cozinha. Os aparelhos mais modernos oferecem um sensor ACS (Advanced Sensor Control) e assim reconhecem automaticamente quando o ar deve ser limpo e desligam-se de novo após a limpeza.

Diferentes dimensões e formatos

Numa cozinha moderna, as placas podem ser colocadas mais ou menos em qualquer sítio. Isto quer dizer que o exaustor tem de existir em vários formatos. Desde exaustores telescópicos e chaminés de parede a chaminés de ilha, certifique-se que escolhe o modelo ideal para a sua cozinha.

Bocas de ventilação

Muitas vezes, as bocas de ventilação oferecem também um filtro de carvão ativo adicional contra os odores. Na verdade, as bocas de ventilação não são normalmente tão eficazes como as bocas de retorno mas, em compensação, as despesas de custo e instalação são menores. Além disso, uma boca de ventilação não necessita de uma conduta própria na parede.

Bocas de retorno

Algumas bocas de retorno têm adicionalmente uma função de ventilação, pois as bocas de retorno em determinadas condições não devem ser ativadas: se um aparelho adicional estiver ligado à conduta/chaminé da campânula de extração, por exemplo um aparelho de aquecimento localizado na mesma divisão enquanto o outro aparelho estiver a funcionar, a campânula de extração só deve ser utilizada para a ventilação.

Dicas

O rendimento do ventilador e o filtro são fatores importantes na compra. Também se deve ter em atenção o volume do ruído de funcionamento. O rendimento do ventilador é indicado em metros cúbicos por hora (m³/h). Por princípio, o desempenho deve perfazer 6 – 8 do volume da cozinha.

Filtro

Em relação aos filtros, distingue-se entre variantes relativamente simples com material de filtro substituível de velo e filtros de metal de várias camadas, muito eficazes. Os filtros devem ser limpos regularmente, pois a gordura acumulada lá dentro reduz o desempenho e, em casos extremos, pode ser perigosa ao provocar um incêndio. Os filtros de metal podem ser limpos na máquina de lavar louça. Os filtros de carvão ativo também devem ser substituídos regularmente

Funcionamento das chaminés

As chaminés podem operar de duas formas distintas: por aspiração ou por recirculação, onde não é possível efetuar a saída dos vapores para o exterior, utilizando neste caso os filtros de carvão ativo, de fácil colocação e substituição.
Com uma manutenção destes filtros cuidada, o resultado será sempre optimizado.
Cortesia Airlux-Glem

 

Substituir ou remodelar?

Vai substituir um exaustor antigo ou vai comprar um para uma cozinha nova? Apesar de não se pensar muito neles, a maioria dos exaustores são bastantes visíveis na cozinha, por isso certifique-se que compra um que alinha na perfeição com o resto da cozinha.

Recirculação de ar

Sem dúvida que o melhor tipo de exaustor é um modelo simples que remove completamente todos os odores da divisão. No entanto, devido ao espaço ou restrições na instalação, poderá ter que optar por um exaustor com possibilidade de recirculação de ar. Através da colocação de filtros de carvão ativo, fumos e cheiros são filtrados, devolvendo o ar limpo à sua cozinha.

Anéis de fogo

Tem um fogão ou uma placa de grandes dimensões, com 6 queimadores, com vários tachos a borbulhar? Ou utiliza apenas dois focos elétricos? Quanto maior a placa, mais o exaustor tem que trabalhar; por isso certifique-se de escolhe um exaustor com a dimensão adequada para a sua cozinha.

Funcionamento silencioso

As cozinhas não são conhecidas por serem a divisão mais calma da casa. E a última coisa que precisa é de um exaustor barulhento. Por isso, escolha um aparelho com um baixo nível de ruído.

 


  

 

 

Escolha o aparelho

Escolha a marca e encontre o modelo que procura

   
Chaminés e Exaustores
AEG  •  Balay    Best   •  Bosch  •  Brandt    
Electrolux •  Fagor  •  Gaggenau  •  Hotpoint   Indesit  •  Miele  • 
Orima  • 
Teka  •  Siemens  •  Zanussi  •   
   

 Onde comprar a sua chaminé ou exaustor?



Novidade e lançamentos de chaminés e exaustores 
 
 

Teka lança novo conceito iCooking

Hotpoint lança nova colecção de exautores das gamas Luce e NewStyle
Küppersbusch amplia gama de chaminés decorativas

Teka lança uma chaminé que renova o ar sem necessidade de saída exterior

Novo exaustor de tecto DA 2900 da Miele

Candy lança novo exaustor em inox
Scholtès apresenta novo exaustor 
Nardi lança novo exaustor decorativo 
Smeg lança novo exaustor de tecto KSEG120X 
Novos exaustores Meireles 
Whirlpool lança novo exaustor Evolution 
Nova chaminé de parede Airlux-Glem 
De Dietrich lança novas chaminés decorativas mural 
Fagor lança nova gama de chaminés 
Mais do que uma chaminé, um elemento decorativo da cozinha, da Orbegozo 
Chaminé de parede TCH34C da Airlux 
  

Dicas úteis

 
Porque é que se recomenda substituir ou lavar os filtros dos exaustores e chaminés?
A função dos filtros num exaustor é reter a gordura, evitando que esta passe para o interior do aparelho.
Por isto, se os filtros antigordura já forem metálicos ou de outros materiais saturam-se de gordura e há que lavá-los ou substituí-los, principalmente por dois motivos: cheios de gordura representam um possível perigo pois podem incendiar-se e porque podem interferir no funcionamento eficiente da campânula, diminuindo a capacidade de extração da mesma.
Nos modelos mais recentes e graças à eletrónica incorporada, um indicador de saturação de filtros alerta o utilizador no momento em que estes precisam ser lavados, facilitando assim a utilização.
Cortesia: Bosch
 
Que diferença existe entre nível sonoro e potência sonora de uma chaminé ou exaustor?
Todas os aparelhos de extração (chaminés, exaustores e extratores) têm indicada na sua ficha técnica a sua potência sonora e o seu nível sonoro (também chamado pressão sonora). A potência sonora reflete o som real emitido e, deste modo, as comparações entre diferentes aparelhos é a mais fiável. O nível sonoro não é um dado comparável já que dependerá da habitação onde está instalado o aparelho e como está instalado em termos de distância dos recetores de som. Tanto as medidas de capacidade de extração como as de som avaliam-se com a campânula em funcionamento na sua máxima potência.
Cortesia: Bosch

 
Qual é a distância miníma que deve existir entre a bancada e a campânula?
Como regra geral a distância miníma que se deve respeitar, por motivos de segurança, entre a bancada e a campânula é de 65 cm sobre placas de gás e 55 cm sobre placas vitrocerâmicas ou de indução. Em alguns casos concretos, algumas campânulas extraplanas permitem-nos colocá-las até uma distância de 45 cm.
Esta distância miníma calcula-se para que a temperatura que se pode alcançar em diferentes componentes da campânula, durante a utilização da mesma enquanto cozinhamos, não ultrapasse os valores indicados pelas normas de segurança dos eletrodomésticos.
Cortesia: Balay
 
De que é que depende a capacidade de extração de um exaustor?
A capacidade de extração de um exaustor depende não só do motor em si mas também de um bom sistema de extração de fumos e uma correcta ventilação. Deste modo, um motor com elevada capacidade de extração diminuirá esta capacidade se a instalação de extração for muito prolongada ou se existirem curvas na mesma.
Para conseguir uma maior eficiência, uma campânula extratora deverá ter em conta os seguintes fctores no momento de conceber o sistema de extração de ar:
- Utilizar tubos do maior diâmetro possível;
- Selecionar tubos de interior liso e não enrrugado;
- Evitar curvas ou mudanças bruscas de direção;
- Sempre é melhor uma curva de 45º do que uma de 90º e é preferível uma de secção circular em vez de quadrada;
- Quanto mais curto for o trajeto melhor. 
Cortesia: Bosch
 
   

 A chaminé ou exaustor avariou? Veja aqui onde o reparar

 

 

 

 

Dúvidas? Consulte o Forum



Siga-nos



Privacy Statement  |  Terms Of Use
Copyright 2009 by Portal do Electrodoméstico