Pesquisar no Portal


Newsletter

Inscreva-se!


 

 

  
Confirmar

Nós valorizamos a sua privacidade. Nós nunca iremos alugar, vender, ou usar o endereço de email para outra coisa senão os serviços que você pedir especificamente.



Chaleira e Jarro elétrico, como escolher?
 

Qual a diferença?Qual a utilidade de cada um?


Como utilizar?

 

 

 

O que devo saber antes de comprar um jarro elétrico?
 

As chaleiras ou jarros elétricos são eletrodomésticos que permitem o aquecimento de água, através de sistema de resistências, num curto espaço de tempo. 

Sendo um equipamento mais económico em comparação com os métodos tradicionais de aquecimento de água, como o fogão ou microondas, a chaleira ou jarro elétrico permitem que se opte por ferver água para a ajuda na confeção de algumas refeições. Cozer massa, batatas ou legumes são exemplos de como poderá, rapidamente, poupar tempo e eletricidade, acrescentando água a ferver vinda do jarro elétrico. 

Campeões na economia.

A economia e versatilidade são os dois aspetos que consideramos fundamentais para a aquisição de uma chaleira ou jarro elétrico. Estes equipamentos são bastante eficientes desligando-se automáticamente após atingir o ponto de ebulição, o que facilita a diminuição de desperdícios de energia. 

Por que preciso de um jarro elétrico? O que devo ponderar antes de adquirir um?

Basicamente, podemos dizer que se utiliza água a ferver para algum propósito vai, certamente, necessitar de um jarro elétrico. Deste modo, após esta primeira conclusão, existem alguns fatores de ponderação que deverá levar em consideração antes de adquirir um destes equipamentos. 

Rapidez na fervura

Para potenciar os níveis de economia na utilização do jarro elétrico, verifique a sua potência e em quanto tempo conseguirá ter a água fervida. Hoje em dia a grande maioria dos equipamentos já consegue ferver 1l de água em cerca de 30 segundos. 

Capacidade e peso do equipamento

Qual a quantidade de água que necessita de ferver de uma só vez? A grande maioria dos equipamentos permite entre 1l a 1,5l, chegando alguns a permitir a fervura de 1,7l de água. Se a mobilidade é um fator importante para si, para além de optar por uma solução com a base independente do jarro, analise o peso total do elemento portátil, após a sua remoção da base elétrica. Dependendo do tipo de material de construção conseguirá adquirir um equipamento leve e de boa performance. 

 

Facilidade de abertura da tampa

No mercado existem sistemas de fecho do jarro ou chaleira elétrica muito diversificados, desde equipamentos nos quais a tampa sai totalmente a outros em que é acionada a abertura da tampa através de um botão ou manualmente. 

Possibilidade de regulação de temperatura

Atualmente existem alguns modelo que permitem a regulação da temperatura da água, o que assegura maior flexibilidade. 

Qual a melhor opção? Resistência de aquecimento à vista ou escondida?

Existem jarros elétricos com a resistência à vista ou escondida em base de inox. Os equipamentos com a resistência exposta acumulam, mais facilmente, o calcário diretamente na espiral de aquecimento, o que dificulta a limpeza. Por sua vez, os equipamentos mais modernos vêm com a resistência oculta em base de inox que permite uma aquecimento por toda a área, bem como maior facilidade de limpeza. Os eletrodomésticos mais recentes também já apresentam filtros de calcário integrado. 

Com ou sem fios?

Os jarros ou chaleiras elétricas podem ser sem fios ou com ligação integrada no equipamento. Os sem fios permitem maior mobilidade e flexibilidade, em que o depósito de água pode ser transportado para qualquer local, após a fervura. A ligação elétrica é feita através de do casquilho da base que tem pino de contacto com o jarro elétrco e que provoca o desligar automático quando o recipiente atinge a temperatura adequada ou é retirado antes do tempo. 

Posso deitar mais algum líquido para além de água?

Os jarros elétricos apenas aquecem água. Não coloque mais nenhum outro líquido a ferver, pois a resistência poderá ficar danificada bem como o equipamento com sao

Que tipo de segurança oferecem estes equipamentos?

Atualmente este tipo de equipamentos possui diversos sistemas que garantem a total segurança no seu manuseamento. Desde o desligar automático da base do jarro (no caso de ser sem fios) após a fervura ou o isolamento dos materiais de exterior do jarro elétrico, para não provocar queimaduras são dos aspetos mais relevantes nos equipamentos modernos. 

Procedimentos de limpeza

Existem, atualmente, no mercado produtos para a limpeza periódica deste tipo de equipamentos, bem como para a sua descalcificação. Os eletrodomésticos mais recentes dispõem, ainda, de filtro integrado de água, para eliminar partículas deixadas pela água no equipamento.

No entanto, aconselhámos a não deixar a água fervida durante períodos muito extensos dentro do equipamento, pois poderá criar bactérias nocivas para a sua saúde. Em caso de optar por uma solução de limpeza mais tradicional, deverá, de 2 em 2 meses, limpar com uma mistura de vinagre e água, que deverá ferver no jarro elétrico e permanecer ali durante cerca de 2 horas. Após este procedimento passar duas vezes por água limpa ali fervida, para eliminar o cheiro do vinagre.
Cortesia Media Markt e Blog “Dona de Casa Perfeita”

 


  

 

 
 

Aluguer de insuflaveis, festa de aniversário infantil, brinquedos, artigos para festas e brinquedos para bebe.

Dúvidas? Consulte o Forum



Siga-nos



Privacy Statement  |  Terms Of Use
Copyright 2009 by Portal do Electrodoméstico