Pesquisar no Portal


Newsletter

Inscreva-se!


 

 

  
Confirmar

Nós valorizamos a sua privacidade. Nós nunca iremos alugar, vender, ou usar o endereço de email para outra coisa senão os serviços que você pedir especificamente.



 

O que é e para que serve o ar condicionado?

O ar condicionado é um aparelho que assegura a regulação da temperatura, da humidade, da limpeza e da distribuição do ar.

A maioria dos aparelhos de ar condicionado assegura diversas funções, tais como:

Arrefecimento - Função base dos aparelhos de ar condicionado. Através do sistema de refrigeração, contribui para o arrefecimento e um controlo preciso da temperatura da divisão.

Aquecimento – Nos aparelhos com função Inverter, que permite o arrefecimento ou aquecimento da habitação. Estes aparelhos são uma solução completa de climatização da habitação em que, através de uma bomba de calor, o ar condicionado pode ser também para aquecimento. Esta é uma alternativa mais ecológica ao aquecimento tradicional, porque se usa energia do ar exterior trazendo-a para casa.

Purificação do ar – Os aparelhos de ar condicionado estão equipados com filtros que removem as poeiras, o pólen e os fumos do ar e ajudam a obter um ar limpo e saudável. Consoante as necessidades, os níveis de filtragem podem ser aumentados. Em pessoas que sofrem de alergias, a filtragem é essencial, mas os filtros necessitam de uma manutenção regular.

Desumidificação - O modo de arrefecimento do ar condicionado também desumidifica o ar. Um nível de humidade correto limita o crescimento dos ácaros e bolores, o que mais uma vez ajuda as pessoas com alergias. Para os seres humanos, um nível de humidade de 40 a 60% é o mais confortável.

Ventilação - Esta função retira o ar do interior e traz para dentro ar fresco, condicionado, vindo do exterior. Nas estações intermédias, como o outono e a primavera, quando não se liga o ar condicionado, a ventilação pode funcionar num modo independente.

Quais as vantagens do ar condicionado?

Com uma unidade de ar condicionado pode-se criar um ambiente mais confortável, com a temperatura e a humidade mais adequadas, mais limpo, fresco e saudável, sem humidade ou formação e bolor, sem quaisquer correntes de ar ou ruídos.

Como funciona o ar condicionado?

O princípio de funcionamento do ar condicionado resume-se à absorção de energia (calor ou frio) de um lugar e a sua libertação noutro. Este processo requer uma unidade interior, uma unidade exterior e tubos de cobre a ligar as duas unidades, através dos quais circula um gás refrigerante de uma unidade para a outra. É este gás refrigerante que absorve a energia de uma unidade e a liberta na outra.

Como escolher o equipamento mais adequado?

Na escolha do equipamento mais adequado à sua situação, deve, antes de tudo, seguir as sugestões do responsável pela instalação do sistema. Algumas questões a ter em conta:

  • Nível de controlo do clima no interior da residência (apenas refrigerar ou também ventilar?)

  • Número de divisões (no caso de desejar o sistema para mais do que uma divisão, deve optar pelo sistema multi split, em que é possível ligar várias unidades interiores a uma única unidade exterior)

  • Tipo de utilização do espaço (escritório, loja, quarto ou sala?)

  • Condições a que o sistema estará sujeito, como a infiltração solar, a exposição à luz ou o número de ocupantes (determinam a capacidade adequada)

  • Localização da unidade exterior (deve ser colocada num lugar específico, com uma base sólida e de fácil acessibilidade para efeitos de manutenção) e da unidade interior (a localização errada pode causar correntes de ar e ruído em excesso)

  • Tipo de clima

     

Como escolher o técnico de instalação? 

Existem técnicos certificados em instalação de ar condicionado pelas diferentes marcas ou institutos de certificação, que asseguram os estudos técnicos, a correta instalação e montagem do seu ar condicionado.

Consulte aqui os técnicos credenciados da sua zona.


  

Dúvidas? Consulte o Forum



Siga-nos



Privacy Statement  |  Terms Of Use
Copyright 2009 by Portal do Electrodoméstico