Pesquisar no Portal


Newsletter

Inscreva-se!


 

 

  
Confirmar

Nós valorizamos a sua privacidade. Nós nunca iremos alugar, vender, ou usar o endereço de email para outra coisa senão os serviços que você pedir especificamente.



Máquina de café, como escolher?

 

Que utilização dá  à máquina de café?

Que tipo de máquina comprar?
 
Como manter a sua máquina impecável?
 

 

Nada melhor do que uma máquina de café para começar bem o dia!

Arábica, descafeinado, robusta... existem máquinas de café adaptadas a todos os tipos de café diferenciando-se apenas pela moagem do grão.
Com efeito, há uma grande variedade de máquinas de café: da tradicional máquina de café de filtro à máquina de café expresso, passando pela máquina de cápsulas, é possível satisfazer todos os gostos.
De seguida apresentamos alguns conselhos para saborear um bom café.
Quer aprecie um bom expresso em qualquer momento ou uma boa chávena de café ao pequeno-almoço, existem máquinas de café adaptadas às suas necessidades.
 
 

Máquina de cápsulas
Um gosto subtil em poucos segundos

A máquina de cápsulas foi uma verdadeira revolução no mundo do café. Expresso, descafeinado, cappuccino, chá ou chocolate quente, ela faz tudo e satisfaz toda a família.
Muito simples de utilizar pois basta colocar a cápsula na máquina, a máquina de cápsulas é muito prática para quem deseja beber um café imediatamente. Com efeito, o seu sistema de funcionamento não deixa a água escorrer lentamente, mas projeta-a a alta pressão para a cápsula.
O café em cápsula, apesar de ser mais caro do que com uma máquina de café de filtro, é mais eficaz e rápido: não precisa de dosear o café, nem de comprar filtro.
Estética e muito prática, a máquina de café de cápsulas permite preparar o café em qualquer altura, mesmo que seja só para uma pessoa. Só tem de selecionar o número de chávenas desejadas e a máquina pára automaticamente assim que as chávenas estiverem cheias.
No entanto, teste a quantidade de água usada no café durante as primeiras utilizações para não derramar o café para fora da chávena. Algumas máquinas de cápsulas até permitem aumentar ou diminuir a quantidade de água por chávena.
A maioria das máquinas de cápsulas possui um indicador que informa quando o reservatório estiver vazio.
Se a máquina possuir menos de 10 bars de pressão, não poderá realizar um verdadeiro expresso, mas as famílias apreciarão a sua polivalência e facilidade de utilização.
 Como reciclar as cápsulas da sua máquina de café?
 

 

Máquina de café expresso - Um café digno de profissional


É importante para si beber um bom café? Então faça como nos cafés: compre uma máquina de café expresso. Automática ou semi-profissional, pode encontrar uma máquina de café expresso muito eficiente a partir de 80 euros. Utilizando principalmente café moído ou em grão, algumas permitem usar também o café em cápsulas. Saboreie um expresso delicioso com toda a facilidade.
Para tirar um expresso com arte, a sua máquina deve ter uma pressão mínima de 10 bars, um tempo de percolação de 30 segundos e aquecer a água a cerca de 90 a 92°C. Se reunir estes critérios, só lhe resta escolher o tipo de máquina de café expresso.
Se gosta de compor os seus próprios cafés e doseá-los na perfeição, opte por uma máquina semiautomática. Com ela poderá escolher o grau de moagem, a dosagem e a quantidade de café, enquanto que ela mantém a temperatura para lhe garantir um expresso de qualidade.
Dotada de uma bomba, a máquina semiautomática produz a pressão necessária para a extração do café. Também costuma ter um bocal de alta pressão para criar espuma no leite e preparar um delicioso cappuccino. Algumas máquinas até podem ser ligadas diretamente à água da torneira, o que é prático para preparar o leite e o café ao mesmo tempo.
Aprecia um bom expresso mas não sabe doseá-lo? Então a máquina de café expresso totalmente automática foi feita para si.
Mais cara, mas polivalente, ela determina o nível de pressão, assim como a dose de café e extração das borras através de um simples botão. Não precisa de ser nenhum profissional, pois ela faz tudo por si.
Mais exigente, a máquina de café expresso totalmente automática necessita de uma limpeza regular e rigorosa.
 

Máquina de café de filtro - simples e económica
 

Que bom o aroma do café pela manhã! Com a máquina de café de filtro, a água quente difunde lentamente todos os aromas do café e terá o café com aquele gosto tradicional da máquina de filtro.
Perfeita para quem bebe muito café, a máquina de café de filtro fornece-lhe café para 2 a 15 chávenas. Prefira uma que permita a seleção do aroma e regule a passagem da água para o café para manter um gosto subtil desde a primeira à última chávena.
Prática, a máquina de café de filtro pode ser programável e adaptar-se ao seu ritmo de vida: acorde com o suave aroma do café acabado de fazer ou deixe-o a preparar lentamente para o fim da refeição. Se o seu companheiro se levanta mais tarde, o café mantém-se quente durante toda a manhã. Também é ideal para o trabalho para poder saborear um bom café a qualquer hora.
Mais económicas ainda que as máquinas de café de filtro, as cafeteiras de pressão e pistão preparam um excelente café onde quer que esteja. Leve-as para o acampamento ou para os seus passeios.
Com efeito, a cafeteira de pistão só necessita de água quente onde adicionará o café moído. Graças à tampa de pistão, as borras ficam no fundo da cafeteira. Rápida, a cafeteira de pistão é o método preferido dos apreciadores profissionais, fazendo parte da maioria das cozinhas pequenas.
Designada também por cafeteira italiana, a cafeteira de pressão possui uma capacidade de 2 a 8 chávenas. O seu sistema é composto por duas partes que se enroscam: a água quente, armazenada na parte de baixo, é projetada para a parte de cima onde está o café.
A cafeteira de pressão mantém-se quente mesmo fora do lume, por isso, não poderá fazer mais café imediatamente a seguir, pois corre o risco de se queimar.

Saiba como limpar a sua máquina de café de filtro
 

 

Os acessórios indispensáveis para um bom café

Para fazer café, basta usar um jarro e um filtro. Eis alguns conselhos para utilizar bem estes acessórios:
Em papel ou lavável, o filtro retém as borras sem alterar o gosto da sua bebida preferida. Algumas máquinas dispõem de um filtro permanente, mas que deverá ser limpo regularmente. Mais simples mas menos ecológico, o filtro de papel é deitado diretamente para o lixo. Também existem filtros adaptados às máquinas de cápsulas ou cápsulas "universais": encha-as com café ou chá para não exagerar nas doses. Além disso, uma colher doseadora pode ser muito útil!
Como o café pode ficar durante várias horas dentro do jarro, este também tem influência no seu sabor. Geralmente em vidro, o jarro é frágil e pode ter de o trocar algumas vezes, mas não é fácil encontrar um que corresponda à sua máquina.Para evitar esse problema, opte por um jarro em vidro que não se quebre ou até um jarro que tenha uma proteção antichoque.
Ainda mais sólido e prático, o jarro isotérmico mantém o café quente durante várias horas até que o despertador do seu filho toque ou até ao fim de uma refeição.
Para manter uma água saudável e sem sabor, o reservatório de água da sua máquina de cápsulas deverá estar bem limpo, sem calcário nem bolor. Dado que é, geralmente, amovível, é fácil lavá-lo uma vez por mês na máquina de lavar loiça.
Estético e discreto, o distribuidor de cápsulas também é muito prático. Terá todos os elementos sempre à mão para preparar um bom café. E não se esqueça das chávenas e copos adaptados às suas necessidades e ao tamanho da sua máquina! Felizmente, algumas máquinas dispõem de um bocal regulável em altura.
Prepare um café com leite, chocolate quente ou latte macchiato perfeitos!


Dicas para enriquecer o seu café expresso Antes de tirar um café expresso ponha chocolate derretido e leite condensado no fundo da chávena. Tire o café e por cima do expresso acrecente um pouquinho de natas. No fundo de uma chávena maior ou copo colocar creme de avelã, um pouco de canela em pó, café expresso, nata batida por cima e um pau de canela a enfeitar
 

 

Uma máquina impecável

Inimigo número um da sua máquina de café, o calcário instala-se a cada dia e pode tornar a máquina inutilizável, além de alterar o sabor do café.
Além dos sistemas de filtragem do cloro integrados na maioria da máquinas de café, também existem filtros para o calcário. Fácil de mudar, o filtro permite-lhe manter a sua máquina de café impecável: um indicador luminoso avisa-o quando deverá trocar de filtro. Mas tenha atenção à compatibilidade. Muitas máquinas só aceitam os filtros da própria marca.
Existem produtos para limpar, descalcificar e desengordurar a sua máquina: só tem de colocar as pastilhas no reservatório de água antes de iniciar o ciclo de limpeza ou antes de ligar a sua máquina sem café.
Hoje em dia, os jarros com filtro permitem limitar o aparecimento do calcário e eliminar o sabor a cloro. No entanto, não quer dizer que não precise de fazer uma descalcificação regular da sua máquina de café

Veja onde pode comprar a sua máquina de café.

Precisa de reparar a sua máquina de café, veja aqui qual a assistência técnica mais próxima.

 

 


  

 

 

Escolha o aparelho

Escolha a marca e encontre o modelo que procura

   
Máquinas de café de filtro Bosch   •  Braun  •  Fagor •  Flama  •  Jata •  Kenwood  •Krups  •  Solac Ufesa  • 
   
Máquinas de café expresso
Ariete  •  De'Longhi  •  Fagor  •  Flama  •  Jata •  Kenwood  •  Krups  •  Orima  •  Rowenta  •  Siemens  •  Solac  • 
   
Máquinas de café de Cápsulas Dolce Gusto •  Bosch-Tassimo  •  Krups  •  Nespresso  • 

 



Dúvidas? Consulte o Forum



Siga-nos



Privacy Statement  |  Terms Of Use
Copyright 2009 by Portal do Electrodoméstico