Pesquisar no Portal


Newsletter

Inscreva-se!


 

 

  
Confirmar

Nós valorizamos a sua privacidade. Nós nunca iremos alugar, vender, ou usar o endereço de email para outra coisa senão os serviços que você pedir especificamente.



Microondas, como escolher?

Que utilização dá ao microondas?

Que tipo de microondas comprar?


Como poupar?

Página Patrocinada por:



 

O que deve saber antes de comprar um microondas?


O que são microondas?

São aparelhos que funcionam com ondas eletromagnéticas de alta freqüência, não ionizantes. Não são fontes de calor, mas de energia. No forno microondas a energia elétrica é convertida em microondas através de uma peça chamada magnetron. Estas ondas são refletidas pelos metais, da mesma forma como a luz é refletida nos espelhos. Daí que não devam ser usados utensílios metálicos.

Desta forma, as ondas são absorvidas pelos alimentos e é esta absorção das ondas que aquece o alimento.

Microondas monofunção, o seu aliado no dia-a-dia
Apreciado pela sua simplicidade, o forno microondas permite-lhe descongelar, cozer ou aquecer rapidamente todos os tipos de alimentos.
A sua capacidade varia entre 13 e 35 litros, pelo que existe um microondas adaptado a todas as situações. As pessoas solteiras ou os casais que utilizam pouco não necessitam de um microondas muito grande. Basta uma capacidade de 18 a 24 litros.
Contudo, se a sua família é composta por mais de 4 pessoas, opte por um microondas com capacidade de 25 a 35 litros para poder colocar facilmente pratos grandes.
Verifique se o seu prato, caso seja rotativo, pode ser bloqueado. Até os pratos quadrados cabem facilmente!
Denominado monofunção para se distinguir dos modelos multifunções, este tipo de microondas também é muito eficiente. Dotado geralmente de uma potência de 800 a 1,000 Watts, é ideal para ser utilizado de vez em quando. Quanto mais pequeno for, menos potência é necessária para o microondas aquecer ou descongelar um alimento.
A maioria dos microondas de entrada de gama permite uma regulação manual do tempo de cozedura, da função e da potência. É extremamente simples, mas se deseja uma maior precisão, opte pela programação eletrónica e o microondas encarrega-se de tudo.
Se tem pouco espaço na cozinha, escolha um forno microondas com uma capacidade inferior a 17 litros sem reduzir o tamanho do prato rotativo (28 cm). Uma cavidade redonda otimiza o espaço interior e facilita a limpeza.
Para ganhar ainda mais espaço, pode encastrar o seu microondas ou suspendê-lo por baixo de um móvel alto. Nesse caso, precisará de um kit de encastrar ou de um suporte de suspensão, que por vezes vem incluído no seu forno, mas nem sempre.

Microondas multifunções para uma alimentação variada 
Além de aquecer e descongelar, também pode grelhar, assar ou cozer a vapor com um microondas multifunções.
Ganhe ainda mais tempo com os modos de descongelação rápida, cozedura automática e outras funções rápidas. Selecione o tipo de alimento, o seu peso e deixe o forno tratar do resto: é extremamente fácil!
Prático para as cozinhas pequenas, o microondas multifunções pode substituir um forno. Alguns modelos possuem uma capacidade de mais de 40 litros, ideal para as refeições em família. Também se adapta às pessoas solteiras oferecendo uma capacidade de 13 a 20 litros.
A capacidade não deve ser o único critério a ter em conta. Pense também no biberão do seu bebé, que deve caber em altura, e no diâmetro do prato rotativo, mais importante que a capacidade do seu microondas. Até existem microondas com dois níveis de cozedura, tornando-os compactos e espaçosos ao mesmo tempo!

Capacidade

Usualmente a capacidade de um microondas varie entre os 13 e os 35 litros. Dependendo sempre do tipo de utilização que lhe pretende dar, deve escolher um maior ou de menor dimensão. Para um casal apenas, é recomendado um microondas de entre 13 e 35 litros para poder colocar pratos de maior dimensão.

Botões e programas úteis
Temporizador digital, proteção para crianças, botão de arranque separado e paragem do prato giratório são funções a privilegiar num microondas. Os microondas automáticos permitem, por exemplo, calcular o tempo para descongelar ou aquecer, em função do tipo de alimentos e peso.

 

Níveis de potência
Um microondas deve ter pelo menos três níveis de potência. A potência a 100% é a usualmente utilizada para aquecer os alimentos de maior dimensão, ou mais rapidamente; mas, por exemplo, para descongelar ou para aquecer alimentos de pequena dimensão apenas deve ser utilizada 30% de potência; deve ter também uma potência intermédia para aquecer os alimentos de tamanho médio.

Devemos ter cuidado para não confundir a potência do microondas com potência do grill. Uma grande variedade dos aparelhos possuem a opção grill, opção ideal para gratinar e assar. Nestes aparelhos existem dois dados a ter em conta: a potência do microondas (que pode variar entre os 650 a 90 0watts dependendo do tamanho) e a potência de grill (que pode variar entre os 800 a 1200 watts). O grill dos microondas poderá também ter várias caraterísticas interessantes, como o ser abatível (facilidade de limpeza), ser incasdescente ou em quartzo (mais rápido a atingir a temperatura). 
 

Local onde vai ser colocado 
Um microondas que não seja de encastrar (ou de livre instalação) é o usualmente eleito na compra, pois pode ser colocado e recolocado em qualquer local da cozinha. Porém, os microondas de encastrar são mais caros, mas mais estéticos, pois enquadram-se no layout da cozinha. Os microondas de encastrar também têm a vantagem de serem usualmente mais potentes e existe a possibilidade de acumularem duas funções: forno de cozinha e microondas, evitando assim a compra de dois eletrodomésticos.

Painel de controle 
Um microondas com um painel digital não é apenas mais fácil de manipular do que um de botões, é também mais preciso.

Programas 
Hoje em dia existem microondas com funções para tudo, algumas que raramente se usam, outras que são importantes. Existem microondas com tudo: sensor de limpeza, medidor da humidade dos alimentos, etc… Mas alguns dos pré-programas que já vêm no microondas, são ótimos para ajudar a cozinhar, pois em vez de estarem a tentar perceber qual a potência necessária para descongelar, basta clicar no programa de descongelamento que o microondas trata de o fazer, sem prejudicar os alimentos. 


Alguns conselhos... 
 

 Receitas deliciosas confecionadas no microondas   
Dicas para limpeza de microondas

Para evitar as projeções de alimentos, que vão queimar-se nas paredes do seu forno microondas, opte por cobrir o seu prato com outro prato, com película aderente ou uma tampa de plástico.
No entanto, se isso acontecer, utilize as velhas receitas tradicionais: coloque uma tigela com água e sumo de limão a ferver para retirar facilmente os resíduos de alimentos e o mau odor.
Existe uma grande variedade de sprays para limpar as projeções mais difíceis no seu microondas.
 

Otimize a eficiência do seu forno com diversos acessórios. Para desfrutar de refeições saudáveis e saborosas, alguns microondas possuem uma tampa de cozedura a vapor, um prato e até um espeto. Sendo muitas vezes necessários para beneficiar da polivalência do seu forno, estes acessórios ajudam-lhe a confecionar os seus pratos. Verifique a compatibilidade com o seu aparelho.
Um livro de receitas especial para microondas pode ser muito útil para o ajudar a preparar as suas receitas! Por vezes fornecidos com os aparelhos, os livros oferecem bons conselhos e várias ideias para transformar o seu microondas num cozinheiro.

 
Segurança e precauções de utilização:
Os fornos microondas não têm energia suficiente para alterar a estrutura molecular das células e tecidos. No entanto, se fosse possível as microondas escaparem do forno, elas poderiam provocar queimaduras da mesma forma que são capazes de cozinhar os alimentos. É por este motivo que os sistemas de segurança dos microondas são altamente especializados. Os fornos estão equipados com vários sistemas de segurança que nos permitem usá-los sem nenhum risco. Porém, podemos tomar cuidados especiais, como por exemplo nunca ligar o forno vazio, nunca ligar o forno com objetos presos na porta, observar sempre se a porta ou dobradiças não apresentem qualquer anormalidade e manter sempre limpas as dobradiças, frisos e porta.    

Nunca coloque o microondas em zonas demasiado húmidas ou perto de fontes de calor, como o fogão ou o radiador.
 

Podem ser utilizados todos os materiais de vidro, cerâmica e porcelana desde que sejam refratários e não possuam qualquer parte metálica. Aconselha-se a que utilize apenas plásticos rígidos, película aderente e sacos plásticos próprios para microondas, que não libertem toxinas quando aquecidos. Papel de toalha e guardanapos de papel são práticos para cobrir ou reaquecer alimentos. Recipientes de barro podem ser usados desde que não contenha resíduos ferrosos. Utensílios em madeira, palha ou vime podem ser usados para aquecimentos rápidos.

Não se deve utilizar utensílios metálicos (inox, esmalte, alumínio, etc.), cerâmica não vitrificada,  plásticos pouco resistentes, cristal, etc.. Não é recomendado o uso de papel de alumínio. As caixas de plástico indicadas para microondas são seguras para aquecer ou descongelar alimentos (verifique os símbolos no fundo do recipiente). Evite preparações com tomate, cenoura, molhos gordurosos ou açúcar, pois podem manchar o plástico e libertar odores. Com estes alimentos, ou para cozinhar, prefira recipientes de vidro.
Não se esqueça de consultar o manual de instruções do microondas.

Onde comprar o seu microondas?      
O microondas avariou? Veja aqui onde o reparar


  

 

Microondas

Escolha a marca e encontre o modelo que procura

   
Fornos Microondas Bosch  •  Electrolux  •  Fagor  •    Flama  •  Orima  •  Teka  •  Zanussi  • 
   

 



Dúvidas? Consulte o Forum



Siga-nos



Privacy Statement  |  Terms Of Use
Copyright 2009 by Portal do Electrodoméstico