Pesquisar no Portal


Newsletter

Inscreva-se!


 

 

  
Confirmar

Nós valorizamos a sua privacidade. Nós nunca iremos alugar, vender, ou usar o endereço de email para outra coisa senão os serviços que você pedir especificamente.



 Secador de roupa, como escolher
 

 

Que utilização dá ao secador roupa?

Que tipo de máquina comprar?

Como poupar?

 

 

O que devo saber antes de comprar um secador de roupa

Comprar um secador de roupa pode ser um pouco difícil. Entre uma grande quantidade de caraterísticas e funções, qual deve escolher? 
As máquinas de secar a roupa são um aparelho de grande utilidade, contudo, deverá ter em conta alguns aspectos para uma escolha adequada às necessidades:

A capacidade conta
Está a secar um único par de jeans para uma emergência ou há um fluxo constante de roupa entre a máquina de lavar e o secador de roupa? Pode secar uma grande quantidade de roupa mas também uma carga pequena num secador de elevada capacidade, graças à tecnologia de secagem por sensores, uma vez que a máquina consegue detetar quando as roupas estão secas.

Máquina do tempo
Em sua casa é sempre tudo feito num ritmo muito acelerado? Os secadores hoje já têm programas inovadores, como Engomar Fácil, que reduz o tempo necessário para passar a ferro em até 50%. Assim, fica com mais tempo livre para fazer coisas mais agradáveis.


Extração de alergénios
A Primavera e o Verão são épocas agradáveis do ano. Mas não se sofrer um ataque de alergias e passar o tempo todo com o nariz vermelho e lágrimas nos olhos. Contudo, podemos ajudá-lo. Sabia que, simplesmente, por secar a roupa no secador pode remover a maior parte do pólen, pó e outros alergénios da sua roupa?
Local e tipo de instalação:
Antes de adquirir uma máquina de secar a roupa, deverá ter em conta o local e espaço para a sua instalação. Existem no mercado várias soluções que se poderão adaptar às suas necessidades.
Apesar da maioria dos secadores serem de instalação livre e com medidas tradicionais (60 a 62 cm de largura por 85 cm de altura), existem também modelos mais pequenos que facilitam a escolha no caso da instalação ter de ser feita em locais mais reduzidos.
Inúmeras marcas oferecem também kit’s de instalação para colocar o aparelho por cima da máquina de lavar a roupa. Trata-se de uma solução ótima para espaços reduzidos, já que a instalação é feita em altura (a chamada coluna de lavagem).
Existem também aparelhos de secagem desmontáveis (aconselhe-se com o seu lojista).

Tipo de secagem:
Existem no mercado dois tipos de secagem: secagem por condensação e por extração ou evacuação. Cada um destes aparelhos corresponde a critérios de instalação específicos.
Na secagem por extração, a roupa é seca recorrendo ao aquecimento do ar que, em contato com a humidade presente na roupa, gera vapor, o qual é conduzido por um tubo para o exterior. Este tipo de secagem carece de uma instalação que permita a saída de vapor para o exterior, o que implica que o secador esteja localizado perto de uma janela, varanda ou marquise, para que o tubo deite o vapor para a rua.
Na secagem por condensação, o processo de secagem é o mesmo, só que estes aparelhos possuem um componente (o condensador) que transforma o vapor em água e canaliza-a para um depósito ou para um tubo, permitindo a sua saída para o esgoto, sendo por isso os secadores que maiores possibilidades de instalação oferecem, apesar de serem um pouco mais caros. 
Não existem grandes diferenças na qualidade de secagem propriamente dita entre estes dois tipos de aparelhos. A diferença situa-se nos programas e opções de secagem presentes em cada aparelho.

Capacidade de carga:
Deverá ter em conta a capacidade de carga do seu secador, de acordo com a capacidade de carga da sua máquina de lavar a roupa. Se tiver uma máquina de lavar de 6 kg, o secador ideal deverá ter no mínimo capacidade para 6 kg.

Eficiência energética:
Na sua maioria, os secadores de roupa são dos eletrodomésticos de maior consumo energético. É por isso que deverá ter especial atenção ao consumo energético na sua compra.
Por norma, os secadores de roupa no mercado estão classificados entre as letras B e D, sendo os secadores de roupa com eficiência B os mais económicos e eficientes. Contudo, recomendamos que divida o consumo energético indicado na etiqueta do modelo pelo número de quilogramas indicados para saber qual o mais eficiente.

Opções especiais:
Existem algumas funcionalidades muito úteis nos secadores de roupa que convém ter em conta no acto de compra:
- Sensor de humidade: trata-se de uma função que adequa o tempo de secagem à humidade presente na roupa (pode traduzir uma significativa poupança de energia);
- Programas específicos: existem no mercado secadores que facultam programas destinados aos diferentes tipos de tecido, como algodão e linho (tecidos resistentes), peças de grande tamanho, programas para tecidos delicados, etc.
- Programas mistos: programas que permitem a secagem conjunta de diferentes tipos de tecido;
- Difusão horária: função que permite programar o início ou fim do programa de secagem para a hora que mais lhe convier;
- Ciclo antivincos ou antirrugas: função especial que mantém as peças em movimento no tambor após o programa de secagem ter terminado, de forma a evitar a formação de vincos na roupa.


Consumo energético dos secadores de roupa
Na sua maioria, os secadores de roupa são dos eletrodomésticos de maior consumo energético e, por isso, deverá ter especial atenção ao consumo energético na sua compra. Lembre-se que estes são mais eficazes se a roupa tiver sido centrifugada a mais de 800 rotações. Tenha esta informação em conta na hora de comprar a máquina de lavar também.

Cortesia: Electrolux e Revismarket

Onde comprar um secador de roupa? Veja aqui qual o especialista mais próximo

O secador de roupa avariou? Veja aqui onde repará-lo


  

 

 
 

Aluguer de insuflaveis, festa de aniversário infantil, brinquedos, artigos para festas e brinquedos para bebe.

Dúvidas? Consulte o Forum



Siga-nos



Privacy Statement  |  Terms Of Use
Copyright 2009 by Portal do Electrodoméstico