Pesquisar no Portal


Newsletter

Inscreva-se!


 

 

  
Confirmar

Nós valorizamos a sua privacidade. Nós nunca iremos alugar, vender, ou usar o endereço de email para outra coisa senão os serviços que você pedir especificamente.



 

Aspirador, como escolher?

 

Com ou sem saco, clássico ou vertical?

Qual o modelo mais adequado, quais as vantagens de cada modelo?

O que devo saber antes de comprar um aspirador

Aspirador com saco

Com crianças, cães e gatos, é difícil capturar todo o pó! Ganhe em eficácia e rapidez graças a um aspirador com saco!
Profissional da higiene, o aspirador com saco é particularmente aconselhado para as pessoas alérgicas ou sensíveis ao pó, pois basta deitar o saco ao lixo. Assim, não entra em contato com o pó.
Para que o chão fique impecável, a qualidade do saco é tão importante quanto os filtros. Opte pelos sacos sintéticos e não pelos de papel: é ecológico e económico! Sendo laváveis, estes sacos não se entopem e o ar circula melhor.
Também é aconselhado substituir o saco sempre que está dois terços cheio. O indicador luminoso ou a perda de aspiração indicar-lhe-ão quando deverá substituí-lo.
Dotado de uma potência entre 800 e mais de 2000 watts, o aspirador com saco limpa eficazmente o pó das alcatifas e tapetes, pois possui um elevado débito de ar. Além disso, potência não significa obrigatoriamente ruído. O aspirador com saco costuma ter um isolamento acústico ou uma posição "silêncio" que diminui o ruído do aspirador para 71 dB. O nível sonoro médio situa-se entre 76 e 80 dB, tendo em conta que uma redução de 3 dB permite a um aspirador fazer metade do ruído.
Perfeito para o seu conforto, um aspirador com menos de 70 dB pode ser utilizado enquanto os seus filhos vêem a TV ou até durante a sesta do bebé!

Aspirador sem saco

Estético e muito prático, o aspirador sem saco possui um reservatório em vez do saco: é tão rápido aspirar como esvaziá-lo! Faça-o regularmente para manter uma potência elevada de aspiração.
Outro elemento importante para uma limpeza perfeita do seu chão é o filtro. Ele é essencial num aspirador sem saco, pois o pó gira no reservatório e não fica armazenado num saco. Opte por um filtro lavável. Quanto à norma, é importante, sobretudo, para as pessoas asmáticas e alérgicas: com um filtro certificado HEPA, 99,97% do pó e alergénios são capturados e o ar fica puro.
O botão eletrónico de variação da potência, situado na pega, permite maior conforto de utilização.
Para otimizar a potência do seu aspirador, dê especial atenção à escova e à cabeça de aspiração. Os filamentos da escova deverão ser laterais e as ranhuras da cabeça estreitas para manter uma boa potência de aspiração.
Se não sabe como livrar-se dos pêlos do gato ou do cão, existem aspiradores com escovas especiais. Turbo ou com motor independente, a escova limpa o chão em profundidade para uma maior eficácia.

Aspirador vertical

Não é propriamente fácil limpar as escadas com um aspirador de 5 kg! Como complemento do seu aspirador tradicional, opte por um aspirador vertical. Compacto e maneável, o aspirador vertical passa por todo o lado. Acabou-se o pó por baixo dos móveis!
Sem fios, ele segue-o para todo o lado para aspirar sem ter de se baixar! Além disso, alguns possuem um tubo telescópico para se adaptarem à sua altura e facilitar-lhe a limpeza.
Se deseja utilizar um aspirador vertical como aspirador principal, num apartamento pequeno, por exemplo, escolha um com uma autonomia mínima de 50 minutos. Para o recarregar, coloque-o simplesmente na sua base: se for fixa na parede, ainda ganha espaço!
E não é por ser compacto que o aspirador vertical possui uma performance inferior. Existem modelos com 2000 watts de potência, várias velocidades e até com uma escova turbo.

Aspirador Robot 

Aspirar é uma tarefa árdua para si? Sendo um verdadeiro aspirador inteligente, o aspirador robot limpa o chão com toda a autonomia!
Longe de ser um brinquedo, o aspirador robot é cada vez mais utilizado. Com a forma de disco, o aspirador robot limpa o chão em contínuo e adapta-se à sua casa graças aos seus diversos sensores: até abranda quando se aproxima de um objeto para não fazê-lo cair! O seu tamanho permite-lhe passar por baixo dos móveis e deslocar-se facilmente sem danificar os seus tapetes.
Alguns até são capazes de detetar os locais mais sujos para ajustar a limpeza e deixar o chão impecável. Também pode delimitar um raio de ação e o aspirador robot só limpará a zona desejada.
Simples e prático, o aspirador robot não possui saco e oferece uma autonomia de cerca de 60 m² para 3 a 5h de carga. Nesse aspeco, também não precisa de si, pois assim que a bateria ficar sem carga, ele regressa sozinho à sua base para ser recarregado.
 

 

 

Página patrocinada por:

Notícias e últimos lançamentos de aspiradores

     
Aspirador 1675FL da Flama promete auxiliar as limpezas domésticas    
UltraFlex – O único aspirador compacto com Flexpro Performance System™

Facilidade na limpeza com o UltraCaptic da Electrolux

Aspirador SilentPerformer™ Cyclonic: silencioso e com filtro de ar para um lar saudável

PowerForce™ da AEG proporciona uma excelente performance em todo o tipo de soalhos    
Toda a potência sem fios com o Ultrapower da Electrolux

Hoover lança o Ultra Vortex para limpeza de colchões

Electrolux permite toda a liberdade com Ergorapido® 2in1

Kärcher e os Minimos, é a nova campanha da Kärcher    
Dyson elimina os ácaros do colchão com o novo V6 Matress    
Bosch apresenta aspirador dois em um BBHMOVE4    
Sistema integrado para a limpeza da casa UNICO da Polti    
Forzaspira C110 da Polti garante uma limpeza perfeita e saudável    
Aspirador Ergorapido 2 em 1 da Electrolux    
Aspirador AP8000 da Ufesa    
Maior performance com o aspirador com saco Q 8.0 silencePower powerSensor - VSQ8330 da Siemens    
Máximo silêncio com o aspirador com saco In'genius ProSilence 59 da Bosch    
Aspirador Ufesa AP8000 aspira sólidos e líquidos    
Electrolux apresenta o primeiro aspirador AAAA do mercado    
Tristar apresenta aspirador leve e compacto SZ-1920    
Dyson apresenta os aspiradores Dyson Cinetic™ com tecnologia ciclónica Cinetic™    
Ufesa lança o aspirador AP9000    
Electrolux lança novo aspirador sem saco de alta performance    
Polti lança UNICO, um inovador sistema integrado para a limpeza da casa    
Hoover apresenta aspirador de água    
Gama de aspiradores Bomann    
Miele lança aspirador robot Scout RX1    
Aspiradores Rowenta conformes com a nova regulamentação energética    
Hoover lança gama completa de limpeza a vapor    
Rowenta lança novo aspirador X-Trem Power    
Hoover lança gama Athos de aspiradores com saco    
Dyson lança novo aspirador DC48 Animal Pro    
     

Página atualizada em Janeiro de 2016. As notícias são da responsabilidade das marcas anunciantes

 

Algumas questões a ter em conta antes de escolher


- O que preciso para uma boa limpeza do pó?
Para conseguir uma boa limpeza do pó, deve ter uma escova eficiente que cria a combinação certa de fluxo de ar e aspiração à volta das partículas. Também é importante ter um sistema selado do tubo e mangueira com design aerodinâmico, o corpo do aspirador também deve ser selado e deve ter um motor extremamente eficiente.


- Que papel tem a potência?
Alta potência não é necessariamente um indicador de bom desempenho. A potência relaciona-se com quantidade de eletricidade utilizada e não influencia a aspiração do pó.


- O que significa poder de sucção?
Poder de sucção é a pressão do ar (aspiração) vezes o fluxo de ar (litros por segundo) medido em watts. Um elevado poder de sucção não significa necessariamente uma boa capacidade de limpeza. Para atingir uma boa aspiração do pó, o alto poder de sucção tem de ser combinado com uma escova eficiente.


- Qual é o beneficio de um sistema de filtração HEPA?
Um filtro HEPA (High Efficiency Particulate Air) captura partículas finas de pó que podem provocar sintomas de asma e alergias. Os filtros HEPA têm níveis de filtração diferentes - quanto maior for o número do filtro, mais partículas filtrará. Também é importante que, além do filtro HEPA, o próprio aspirador seja selado para que as partículas de pó não escapem.


- Porque preciso de escovas diferentes?
Tipos diferentes de soalhos requerem escovas diferentes para obter resultados de limpeza ótimos.
Quando está a limpar soalhos duros, como azulejos ou soalhos em madeira, é preferível usar uma escova para soalhos duros (por vezes designada escova parquet) para garantir a melhor limpeza de pó.
As escovas turbo são movidas a ar e são perfeitas para limpar a fundo as carpetes e extrair a sujidade das mesmas. As escovas motorizadas, tal como o nome sugere, são movidas a motor e também são perfeitas para limpar carpetes.
As escovas combinadas permitem-lhe limpar tanto soalhos duros como carpetes.


- O que significa obstrução?
A obstrução ocorre quando as partículas de pó ficam presas no filtro do saco do aspirador. Quando fica retido demasiado pó, o filtro ou o saco ficam obstruídos, reduzindo o desempenho da limpeza. Os sacos de aspirador mais avançados, como o S-Bag, minimizam a obstrução.


- Porque é que as rodas macias são importantes?
Rodas duras podem riscar soalhos em madeira, por isso é preferível ter rodas macias que não deixem marcas em superfícies duras. São também mais silenciosas.
Porquê duas rodas grandes na parte posterior e uma mais pequena na parte dianteira? As rodas grandes na parte posterior permitem que o aspirador se movimente melhor. A roda mais pequena na parte dianteira ajuda o aspirador a acompanhá-lo, em vez de se desviar para os lados. Permite-lhe também desviar-se mais facilmente dos obstáculos e mover-se mais facilmente em carpetes de pêlo longo, por cima de cabos, etc.


- Para que servem os acessórios?

A maioria dos aspiradores vem com três tipos de acessórios para o ajudar a limpar:
1. Tubo para frestas e rodapés: ideal para espaços estreitos, como radiadores
2. Bocal para sofás: perfeito para limpar têxteis e sofás
3. Escova para móveis: usada para limpar prateleiras e mobílias sem estofo
Por fim, é extremamente útil ter os acessórios sempre à mão (preferencialmente no aspirador).


- Porque é que o comprimento do fio é importante?
Um fio comprido é mais conveniente pois terá de ligar e desligar o aspirador menos vezes. Para calcular o alcance de limpeza, geralmente adiciona-se 3 metros ao comprimento do fio, por exemplo com um fio de 9 metros (tendo também em conta a mangueira e o tubo) tem um alcance de 12 metros.

- Preciso de limpar os filtros?
Os aspiradores vêm com um filtro de exaustão, um filtro para o motor e, no caso dos aspiradores sem saco, um filtro para o recipiente do pó. Estes filtros precisam de manutenção de modo a que possa obter o melhor desempenho do seu aspirador.
Com que frequência devo lavar ou substituir os filtros? Os filtros de exaustão devem ser substituídos (ou lavados dependendo do tipo de filtro) todos os anos. Existem três tipos de filtros de exaustão: microfiltros, filtros HEPA não laváveis e filtros HEPA laváveis. Microfiltros e filtros HEPA não laváveis não podem ser lavados e devem ser substituídos por filtros novos. Filtros HEPA laváveis devem ser lavados de acordo com as instruções do manual.
O filtro do motor deve ser substituído quando estiver visivelmente sujo em aspiradores sem saco ou em cada quinta substituição do saco em aspiradores com saco. O filtro do motor não é lavável pelo que deve ser sempre substituído por um novo.
Se possui um aspirador sem saco, o filtro do recipiente do pó deve ser limpo a cada quinta vez que esvazia o recipiente ou quando estiver visivelmente sujo.


- Como sei qual o saco para aspirador que devo usar?
Verifique a marca e modelo do aspirador e procure os compatíveis numa loja especializada.


- O que significa o número do ruído no aspirador?
Um aspirador normal tem 78 decibéis, enquanto o aspirador mais silencioso tem 68 decibéis, o equivalente a uma conversa normal. Lembre-se que o barulho duplica a cada 3 decibéis, pelo que há uma grande diferença entre 68 e 78 decibéis!

Cortesia: Electrolux

Dicas:

  • Um aparelho leve, com um encaixe do tubo no corpo que seja giratório e rodas multidirecionais facilita as manobras.

  • Os modelos que permitem encaixar os acessórios no corpo ou no tubo do aparelho são mais práticos para arrumar.

  • O indicador de saco cheio é útil. Evita assim entupir o motor por esquecimento.

  • Uma faixa de borracha à volta do corpo do aparelho evita que danifique móveis ou portas em caso de embate.

  • Poder regular a potência de sucção no corpo ou tubo do aparelho é prático para aspirar pequenos tapetes ou cortinados sem correr o risco de os sugar pela escova.

Onde comprar um aspirador? Veja qual o especialista mais próximo

O aspirador avariou? Veja aqui onde repará-lo

Contactar marcas 

 

 


  

 

 
 

Aluguer de insuflaveis, festa de aniversário infantil, brinquedos, artigos para festas e brinquedos para bebe.

Dúvidas? Consulte o Forum



Siga-nos



Privacy Statement  |  Terms Of Use
Copyright 2009 by Portal do Electrodoméstico