Pesquisar no Portal


Newsletter

Inscreva-se!


 

 

  
Confirmar

Nós valorizamos a sua privacidade. Nós nunca iremos alugar, vender, ou usar o endereço de email para outra coisa senão os serviços que você pedir especificamente.



Máquina de lavar loiça, como escolher?
 

Qual a utilização que vai dar à máquina de lavar loiça?

Que tipo de máquina comprar?


Quais as vantagens e desvantagens?

 

 

Algumas questões importantes antes de escolher a sua nova máquina de lavar loiça

Uma máquina de lavar loiça é um dos eletrodomésticos mais eficientes na cozinha e, em comparação com a lavagem à mão, lava de forma mais higiénica e, surpreentemente, usando menos água e energia. Este equipamento é um bem essencial. A sua compra é sinónimo de eficicácia energética nos consumos, de poupança de água e de ganhos na ocupação do espaço. O cesto regulável em altura é útil para lavar, na parte superior, copos de pé alto, travessas e caixas de plástico grandes. Já o arranque programável permite iniciar um ciclo à noite para usufruir da tarifa de eletricidade mais barata. Alguns modelos reconhecem o nível de sujidade da loiça e adaptam o programa em função desta variável.

Uma questão de tamanho

Hoje em dia, não avaliamos as máquinas de lavar loiça relativamente à capacidade de arrumação de que dispõem. Todas as famílias são diferentes e, francamente, não são apenas os pratos, os talheres e os copos que desejamos deixar a brilhar. É mais importante ver as dimensões interiores e pensar no tipo de objetivo para o qual utiliza a sua máquina de lavar loiça. As atuais marcas no mercado apresentam soluções que se adaptam às mais variadas necessidades. Mesmo para espaços pequenos existem soluções de máquinas de loiça que permitem a flexibilidade de instalação em locais reduzidos. A gama Bosch com equipamentos de 45cm de largura podem ser colocados em cima de armários altos ou espaços mais elevados, por exemplo.

Linhas simples

Se não vai esconder a sua máquina de lavar loiça atrás de um armário de cozinha, precisa de pensar nas cores e no design. O branco ainda é a cor mais popular para estes aparelhos, mas pode desejar um modelo em inox, com pega horizontal e comandos ocultos. Ficámos conquistados com o design e contornos marcantes das máquinas da loiça Bosch, que marcam pela diferença e tornam a cozinha ainda mais elegante.

Silêncio enquanto a lavagem ocorre

O aborrecido zumbido de uma máquina de lavar loiça em funcionamento não é o som mais agradável da casa. Mas não temos que sofrer mais em silêncio. Os sistemas Bosch de lavagem sem escovas (Ecosilence) e amortecimento do som garantem a máxima tranquilidade, mesmo em cozinhas de espaço aberto. Mal conseguirá ouvir a sua máquina a funcionar.

Fácil e simples

Sejamos francos, lavar a loiça não é a tarefa mais complicada que temos de fazer. E como tal, as máquinas de lavar loiça não são os aparelhos mais complicados da cozinha. Contudo, existem algumas coisas que deve ter em atenção. Certifique-se que a máquina que escolher inclui os programas Intensivo e Económico. Para ter mais flexibilidade os programas automáticos com maior rapidez são os ideais para loiças delicada sou copos, bem como a possibilidade de programação indiferida da Bosch dá aos equipamentos uma versatilidade adaptada à vida moderna. 

A tecnologia TurboSpeed da Bosch eleva, também, a lavagem da loiça a outro nível, realizando a tarefa em apenas 20 minutos, com água pré-aquecida. É a solução ideal para loiça que precise de ser usada novamente em pouco tempo.

Amigas do ambiente

Lavar a loiça e cuidar do ambiente é possível? Claro que sim.Os atuais equipamentos permitem poupanças energéticas bastante satisfatórias, que lhe permite a redução da conta da eletricidade, a poupança da água e a proteção do meio ambiente. Uma das marcas que dá maior importância a este aspeto é a Bosch.

Garantia de limpeza da loiça

Alcançar a limpeza total das peças de loiça colocadas nas máquinas é o maior objetivo para adquirirmos estes equipamentos. Este aspeto torna-se especialmente importante quando existem bebés em casa ou algum dos membros da família possua alergias. Atualmente as máquinas da loiça já possuem tecnologia que garante a eficiência neste aspeto. Destacámos, por exemplo, a gama Bosch que através da água com elevada temperatura, por volta dos 70ºC e com o seu sistema HygienePlus permite cumprir com este propósito.

Interior adaptado a cada realidade

O interior modular das máquinas da loiça permitem maior flexibilidade na colocação das peças a lavar. Sistemas como o varioflexplus da Bosch tornam os suportes ajustados às dimensões de cada lar, através de elementos moldáveis.

Local e tipo de instalação:

Existe uma grande variedade de máquinas de lavar a loiça no mercado que variam consoante o tipo de instalação (instalação livre, painelável e integrável ou encastrável) e dimensões.

- Máquinas de livre instalação são as máquinas mais vendidas e podem ser instaladas em qualquer lugar (desde que tenha a canalização e esgoto para o efeito).

- Máquinas paineláveis são  máquinas que permitem colocar um painel decorativo na sua porta. 

- Máquinas integráveis ou encastráveis implicam a sua instalação num móvel ou entre os móveis da cozinha e a aplicação de uma porta do móvel para completar a sua instalação. Podem ser de integração parcial (onde os comandos ficam à vista do utilizador) ou total (a máquina e os comandos ficam totalmente ocultos por trás da porta do móvel).

Dimensões:

Existem três tipologias de máquinas de lavar a loiça no mercado, de acordo com as suas dimensões:

Máquinas standard,  na sua grande maioria, as suas dimensões oscilam entre os 60 cm de largura e os 85 cm de altura e com capacidades que variam entre os 14 a 12 conjuntos.

Máquinas de 45 cm de largura  são máquinas mais estreitas e com capacidade para 8 ou 10 conjuntos.

Máquinas de lavar a loiça compactas são máquinas cuja instalação é por cima da bancada e podem lavar até 4 conjuntos.

Consumos:

Ao comprar a sua máquina de loiça, deverá ter em conta as informações da etiqueta energética. Nesta poderá encontrar informações úteis para poder decidir melhor.

- Eficiência energética:As máquinas mais eficientes são as que têm a letra A ou A+; as menos eficientes são as que têm a classificação C ou D.

- Eficácia de lavagem:Apesar de ser um mero indicador, já que as máquinas são avaliadas no programa intensivo a 65º C, esta informação poderá ser muito útil quando comparar diferentes modelos. As máquinas mais eficazes são as que têm eficácia de lavagem A.

- Eficácia de secagem: Este indicador pode ser de grande utilidade para aquelas ocasiões em que se precisa de utilizar a loiça logo após a sua lavagem. As melhores máquinas são as que têm letra A ou B. Todavia, deverá ter em conta a utilização da própria máquina. No caso de programar as lavagens durante a noite, este indicador perde relevância já que a loiça estará seca na manhã seguinte.

- Consumo de água:Indicador muito importante já que lhe dá uma noção do número de litros gastos por lavagem. Existem no mercado máquinas que consomem apenas 9 a 10 litros por lavagem, traduzindo-se numa grande poupança de água. 

- Nível de ruído:

Indica o ruído que a máquina produz em funcionamento. Geralmente estes valores deverão situar-se nos 45 a 62 decibéis ou menos. Especialmente para lavagens feitas no período da noite ou em espaços abertos, é importante este fator. O sistema Ecosilence da Bosch, com lavagem sem escovas e o avançado sistema de amortecimento dom som permitem o funcionamento em pleno, em qualquer espaço e a qualquer hora, sem ruído incómodo.

- Meia carga:

Algumas máquinas no mercado oferecem a possibilidade de efetuar lavagens com metade da carga, caraterística muito relevante para aqueles casos em que se tem de efetuar lavagens sem a carga completa. Nesta opção, é importante verificar se a opção de meia carga é restrita a só um dos cestos. Existem no mercado aparelhos que permitem a escolha do cesto para efetuar as meias cargas: no cesto superior para loiça delicada (pratos, copos e talheres) e no cesto inferior para loiça mais resistente (panelas, frigideiras, tabuleiros, etc).

- Carga variável:

Trata-se de um avanço em relação à opção anterior. Esta funcionalidade permite ajustar o consumo de água à quantidade de loiça a lavar. Nestes casos, deverá ter extrema cautela na colocação da loiça na máquina.

- Opção pastilhas de detergente:

Com a evolução dos detergentes para máquinas de lavar a loiça, em especial com a inclusão das funções de sal e abrilhantador nas pastilhas, deverá ter em conta se a máquina oferece esta possibilidade. Já existem no mercado máquinas que podem ser programadas para a utilização deste tipo de detergente. Convém, contudo, frisar que não existe problema em utilizar pastilhas nas máquinas sem esta função, apenas deverá consultar junto do fornecedor se será necessário mais sal devido à dureza da água da sua zona. Existem até já opções da Bosch que lhe permitem uma dosagem perfeita, através da condução do detergente líquido, pastilhas ou pó do dispensador para o recipiente no cesto superior, para uma lavagem equilibrada em todos os locais.

- Opção eco-sensor:

Trata-se de uma funcionalidade que poderá ajudar a poupar ainda mais água, ao aproveitar a água da fase da pré-lavagem. Este sensor ajuda a verificar a quantidade de sujidade da loiça e, no caso de não estar muito suja, aproveita essa mesma água para a fase da lavagem.

- Programação em diferido:

Funcionalidade muito útil já que permite a programação do início da lavagem para a hora que mais lhe convier. Pode traduzir-se também em poupança de energia no caso de possuir tarifa bi-horária.

Sistemas de segurança:

- Aqua Stop: Em caso de avaria, este sistema impede a entrada de água na máquina

- Anti-fugas total:A água e a energia são cortadas, caso seja detetada água no fundo do equipamento.

- Bloqueio de funcionamento com a porta aberta:Impede que na abertura da porta os aspersores (braços de rega) funcionem.

Sabia que cada lar português pode poupar 8.779 litros de água por ano?
Cada lar português poderia economizar 8.779 litros de água por ano, se lavasse a loiça em máquinas eco eficientes em vez de à mão, o suficiente para fazer 37.044,2 chávenas de chá

Como ter a loiça bem lavada?

  • Alguns materiais mais sensíveis podem ficar danificados,o melhor é lavá-los à mão.

  • Se colocar recipientes de plástico na máquina, não espere resultados ótimos na secagem.

  • Evite que as peças fiquem sobrepostas, para a água e o detergente chegarem a todos os pontos.

  • Vire para baixo os recipientes fundos, como tachos, panelas e plásticos, para não acumularem água e restos de sujidade.

  • Certifique-se de que nenhum objeto impede o movimento circulatório dos dois braços de lavagem.

  • Reponha sal e abrilhantador quando necessário.

  • Para uma secagem rápida e eficaz, poucos minutos depois do final do programa, abra a porta e deixe o vapor sair. Elimina a possibilidade de pequenas gotas ficarem na loiça.

  • Para uma lavagem mais eficaz, limpe regularmente o filtro e o distribuidor de detergente.      

 Que loiça pode lavar na máquina?

De uma forma geral poderá colocar todos os utensílios e loiça usados diariamente na sua máquina. No entanto na peça a indicação se está apto para a lavagem neste tipo de equipamentos. Cerâmicas, vidros, talheres, plásticos ou panelas podem ser incluídos, no entanto preste atenção aos principais detalhes:

  • Peças pintadas à mão poderão ser demasiado frágeis para este tipo de lavagem;
  • Talheres em prata não devem ser incluídos na máquina da loiça, assim como os de madeira;
  • Panelas de alumínio podem escurecer com o tempo, pelo que poderá ser melhor lavá-las manualmente.


  

Notícias e lançamentos de máquinas de lavar loiça

 
     



Máquinas de lavar loiça Bosch de integrar

   

Máquinas de lavar loiça Bosch de livre instalação

   
Electrolux inova com a máquina de loiça vermelha  
Máquina de lavar loiça Extra 60 cm da Indesit  

Candy lança máquina de lavar a loiça classe A++ de encastre

 

Candy com novas máquinas de lavar a loiça de 45 cm

 

Máquina de lavar a loiça OR12-55 da Orima

 

Zanussi apresenta a sua nova gama Avanti

 

Electrolux é a Escolha do Consumidor

 

Candy lança nova máquina de lavar a loiça de encastre para pratos de grandes dimensões

 

Hoover lança nova máquina de lavar a loiça de encastre

 

LG lança máquinas de lavar loiça mais inteligentes

 

Máquina de lavar a loiça MLL 147 X da Meireles

 

Máquina de lavar a loiça ZDF3016X da Zanussi

 

Máquinas de lavar a loiça Airlux-Glem

 

 

Dicas úteis e conselhos de utilização

  

Cada lar português pode poupar 8.779 litros de água por ano
Cada lar português poderia economizar 8.779 litros de água por ano, se lavasse a loiça em máquinas eco eficientes em vez de à mão, o suficiente para fazer 37.044,2 chávenas de chá

 
Conselhos para poupar com a sua máquina de lavar loiça
É possível otimizar a utilização da máquina de lavar loiça aplicando o seguinte conjunto de medidas:
 

Que loiça pode lavar na máquina?

 
 
Classe energética
Na hora de comprar um eletrodoméstico, prefira os equipamentos com classe energética A, pois são mais eficientes e consomem menos energia.
  
5 regras para obter os melhores resultados de lavagem da sua loiça

 

Página atualizada em Janeiro de 2016. As notícias são da responsabilidade das marcas anunciantes

 

 
 

Aluguer de insuflaveis, festa de aniversário infantil, brinquedos, artigos para festas e brinquedos para bebe.

Dúvidas? Consulte o Forum



Siga-nos



Privacy Statement  |  Terms Of Use
Copyright 2009 by Portal do Electrodoméstico