Pesquisar no Portal


Newsletter

Inscreva-se!


 

 

  
Confirmar

Nós valorizamos a sua privacidade. Nós nunca iremos alugar, vender, ou usar o endereço de email para outra coisa senão os serviços que você pedir especificamente.



Máquina de lavar roupa, como escolher?
 

Qual a quantidade de roupa a lavar?


Que tipo de máquina comprar?


Qual o espaço disponível?


Como instalar?
Especial Poupança- Conheça os modelos de máquinas de lavar roupa que POUPAM

 

 

O que devo saber antes de comprar a máquina de lavar roupa?

Quantidade de roupa a lavar
Esta informação permitir-lhe-á saber que capacidade de carga (quantidade de roupa) deverá ter a sua máquina. A frequência de lavagem também tem importância, assim como o facto de ter, ou não, uma família numerosa. No mercado existem aparelhos de diferentes capacidades (4,5; 5; 6; 7; 8; 10 e mais quilos). Cada uma destas máquinas permite lavar até “x” quilos de roupa (seca). Em média, para um agregado familiar de 4 pessoas, uma máquina de 6 ou 7 quilos é suficiente. Claro que isto depende também da quantidade de roupa em questão.

Espaço do estendal
Este aspeto implica diretamente com a capacidade de centrifugação (rotações do aparelho) e com a necessidade ou não de um secador ou máquina de lavar com função de secagem.

As rotações de uma máquina
traduzem a quantidade de água que a roupa retém após o ciclo de lavagem. Quanto maior for a rotação, menor a quantidade de água na roupa. Em média, os especialistas aconselham para o nosso clima entre as 650 a 1.000 rotações, contudo, estes valores dependem também do espaço destinado a secar a roupa ou do clima a que se destina. Para climas mais húmidos, ou para aquelas zonas onde chove com maior frequência (em especial no inverno), aconselham-se máquinas com um maior número de rotações (1.000 a 1.200).
Se pretende comprar um secador, tenha em conta que estes são mais eficazes se a roupa tiver sido centrifugada a mais de 800 rotações.

Mais rotações implica roupa mais enrugada?

Geralmente tal informação é verdadeira, em especial para tecidos mais “difíceis”, como o algodão e o linho. Contudo, um outro fator que geralmente contribui para que a roupa fique mais enrugada é o tempo que a roupa, após ter terminado a lavagem, fica dentro da máquina. Contudo, inúmeras marcas oferecem nos seus modelos com maior capacidade de centrifugação a possibilidade de a reduzir para evitar estes inconvenientes.

Os materiais da cuba e do tambor
O tambor está integrado na cuba e é a peça onde introduzimos a roupa. É feito, na maioria dos casos, em aço inox.
A cuba é a parte da máquina que serve de suporte ao tambor, à água e ao detergente. Os materiais mais comuns são os compostos de polímeros, compostos plásticos altamente resistentes e recicláveis, e o aço inox, podendo existir ainda cubas em esmalte.

Meia Carga
Se tem uma família pequena, considere a função meia carga que permite introduzir metade da carga prevista e reduz os consumos para metade. 

As informações da etiqueta energética
Na etiqueta de energia podemos encontrar informações muito úteis sobre o aparelho. Contudo, temos que ter em atenção que os valores apresentados estão de acordo com regras estipuladas pela União Europeia. Se reparar, na zona inferior de todas as etiquetas destinadas às máquinas de lavar a roupa (a etiqueta tem que indicar a que aparelho se destina a avaliação), estão indicadas as condições dos valores apresentados. Geralmente, indicam os valores conseguidos com “x” quilos de algodão, num programa intensivo a 60º C.
Todas as etiquetas avaliam a eficiência energética, a eficácia de lavagem e a eficácia de centrifugação por letras, de A a G, sendo a A a mais eficaz e a G a menos eficaz. Podemos, contudo, encontrar no mercado máquinas que apresentam valores superiores de eficácia e eficiência.

Eficiência energética

Designa a relação entre os consumos energéticos e os restantes parâmetros de avaliação (a lavagem e o consumo de água). Devemos ter em atenção que as máquinas de maior capacidade (que lavam maior quantidade de roupa por lavagem) poderão apresentar valores de consumo energético mais altos, pois consomem mais água e energia. Uma forma de ver se compensam é dividir o número de watts consumidos por quilos de lavagem ou dos litros de água gastos por quilos de roupa lavada.

Eficácia de lavagem

Qualidade da lavagem da roupa traduz-se normalmente na capacidade de retirar a sujidade da roupa. Devemos recordar que este dado é feito com uma temperatura elevada (60ºC na sua maioria), aconselhada para retirar nódoas difíceis.
 A eficácia de lavagem começa com uma carga criteriosa, veja como carregar a sua máquina

Consumo de água
Indica o número de litros que a máquina consome para lavar o número de quilos indicado. É um dado meramente indicativo já que este valor depende do tipo de tecidos utilizados (peças em turco, lãs e algodão consomem mais água) e do programa seleccionado (os programas delicados, como os programas para peças de lã, precisam de mais água).

Eficácia de centrifugação

Indica a quantidade de extracção de água na fase de centrifugação da lavagem. Quanto mais rotações a máquina tiver, mais alta será esta letra. Geralmente, a letra A aparece nas máquinas de 1.400 a 1.600 rotações.

Nível de ruído

Indica o ruído que a máquina produz em funcionamento. Geralmente, estes valores deverão situar-se entre os 48 a 52 decibéis ou menos. Convém recordar que a fase mais ruidosa de qualquer programa é a da centrifugação.

Espaço e tipo de instalação
Existem no mercado diversas soluções de máquinas de lavar a roupa que se podem adaptar a quase todas as circunstâncias.
As máquinas mais usuais são as chamadas de livre instalação, preparadas para serem colocadas em qualquer local. Geralmente têm 60 cm ou pouco mais e 82 ou 85 cm de altura. Excluem-se as máquinas de grande volumetria, como as máquinas de lavar com capacidade para 10 ou 15 quilos.
Máquinas de encastrar ou integrar são máquinas que estão preparadas para ficarem uniformizadas com os móveis de cozinha ou para decorar ao gosto do utilizador. Geralmente, implicam uma instalação por baixo da bancada e a instalação de um painel decorativo (encastrar) ou uma porta do móvel na sua totalidade (integração total) ou parcial.
Máquinas de carga superior,  pouco conhecidas no mercado português, são máquinas cuja abertura para o óculo está na zona superior da máquina. Geralmente, são mais estreitas que as máquinas de carga frontal (podem medir entre 40 a 45 cm) e são especialmente indicadas para pessoas com problemas de coluna ou mais idosas. O seu funcionamento e eficácias são os mesmos que os das máquinas de carga frontal.

 

Dicas caseiras para retirar todo o tipo de nódoas


  

 

Escolha o aparelho

Escolha a marca e encontre o modelo

   
Máquinas de lavar roupa
AEG   •  Balay  •    Bosch  •  Brandt  •  Electrolux  •  Fagor  •   Hotpoint  •  Indesit  •  Miele  •  Orima  •   Siemens  •  Teka  •  Zanussi  • 
   
Máquinas de lavar e Secar AEG •  Balay  •  Bosch  •   Electrolux  •   Fagor  •  Hotpoint  •   Indesit  •  Miele  •  Siemens  •  Teka  •  Zanussi  •
   
Acessórios Siemens  •  Zanussi  •

 Onde comprar a máquina de lavar/secar roupa?



Dúvidas? Consulte o Forum



Siga-nos



Privacy Statement  |  Terms Of Use
Copyright 2009 by Portal do Electrodoméstico