Pesquisar no Portal
Newsletter

Inscreva-se!


 

 

  
Confirmar

Nós valorizamos a sua privacidade. Nós nunca iremos alugar, vender, ou usar o endereço de email para outra coisa senão os serviços que você pedir especificamente.



Forno, como escolher?

- Que utilização vai dar ao seu forno?

- Que tipo de forno comprar?

- Como o instalar?

- Como poupar?

 

O que devo saber antes de comprar um fogão?

Está a pensar equipar a sua cozinha ou remodelar o seu forno? Apresentamos-lhe de seguida alguns dos aspetos fundamentais que deve levar em consideração antes de adquirir um equipamento deste tipo. Os fornos separados do fogão são opções muito versáteis e permitem-lhe a colocação deste elemento na zona da cozinha em que lhe seja mais útil a instalação. Assim, poderá ficar na zona onde instalar o fogão ou na área perto do microondas ou encastrado num outro módulo da área da cozinha.

Que tipos de fornos existem?
Atualmente, a oferta de fornos é muito diversificada. O consumidor tem ao dispor uma panóplia de fornos de elevada qualidade que diferem em termos de características, tamanho e tipo de energia utilizada. Os fornos podem ser a gás (butano, propano ou gás natural), energia elétrica ou mistos. Neste último caso, os fornos mistos permitem que algumas das funcionalidades funcionem a gás e outras com parte elétrica – como é o caso do grill.
A nível de tamanhos também possui uma vasta gama de dimensões a considerar. Antes de comprar, verifique as medidas que tem disponíveis.
Quase todas as marcas de eletrodomésticos apresentam soluções de confecção de elevada performance ao nível de fornos, tais como a Siemens e a Bosch, que são referências nesta área.

Quais as funcionalidades com maior utilidade
Entre as funcionalidades que os fornos atuais têm ao dispor, salientamos as seguintes que lhe podem trazer largos benefícios no quotidiano:
Vários programas pré-definidos de cozedura;
Função de ar quente, para repartição uniforme de calor por todo o forno;
Sistemas de auto-limpeza.

Forno separado ou forno de encastrar
Quando o equipamento é de encastrar deverá levar em consideração alguns aspetos, para garantir que o forno estará perfeito para a utilização diária. Antes de mais, deve ter em mente a altura do utilizador e o sistema de abertura que melhor se adapta à sua experiência.
O forno pode ser colocado perto da bancada onde coloca, por exemplo, a placa de indução mas neste caso terá que deixa uma distância de 2cm em relação à parede para que o ar permita a refrigeração da placa.
Para além disso, leve em consideração que não deverá colocar o forno ao lado de um frigorífico, por exemplo, uma vez que o calor que será gerado por este equipamento vai reduz a eficiência do frio.

Como realizar a limpeza do forno

Os sistemas mais recentes de auto-limpeza ou limpeza pirolítica permitem que a o forno seja limpo automaticamente, sem a necessidade de se recorrer a produtos químicos. Mediante o grau de sujidade do forno, ele adaptará o nível de temperatura a que irá chegar, para garantir uma limpeza perfeita. Para estes casos, bastará depois passar um pano limpo para retirar os vestígios do interior.
Nos fornos sem esta funcionalidade poderá usar os produtos específicos para a sua limpeza ou optar por uma mistura de bicarbonato de sódio com água e vinagre para cobrir toda a área a ser limpa. Após o seu aquecimento a 100ºC, durante cerca de 40 minutos, toda a sujidade sairá facilmente.


Quais as vantagens de um forno com funções de ar quente?
A turbina reparte uniformemente o calor que chega desde as resistências inferior e superior ou desde uma resistência circular. Esta função permite uma cozedura simultânea em vários níveis, sem misturar odores nem sabores, especialmente adequado para pastelaria e também para carne e peixe.
Cortesia: Bosch


Tipo de limpeza do forno

 Limpeza catalítica ou pirolítica, qual a diferença? 
- Esmaltes de fácil limpeza –Trata-se de um esmalte especial, com menos porosidade e vitrificado, que evita que a gordura se entranhe nas paredes do forno. Nestes casos, a sua limpeza é em muito facilitada. 


Acessórios:

Tenha especial atenção aos acessórios que acompanham o forno. Existem modelos que oferecem acessórios muito úteis, como grelhas cromadas para o forno, tabuleiros de diferentes profundidades, assadeiras, espetos rotativos, etc. Compare os modelos.
Quanto à mesa de trabalho, veja de que material é feita a tampa do fogão. Se for de vidro, apesar de ser mais estética, deverá ter cuidado para não a fechar se os focos (grelhas) estiverem quentes.

Cuidados a ter na instalação de um forno de encastrar:
Na hora de instalar um forno é importante ter em conta a altura do utilizador e o sistema de abertura que melhor se adequa a cada utilizador. No caso de instalar o forno por baixo de uma bancada de indução, há que deixar uma distância miníma de 2 cm em relação à parede, para que recircule o ar que refrigera a placa. Instalar um forno junto a um aparelho de frio não é muito recomendável já que a quantidade de calor produzida pelo forno reduz a eficiência do aparelho de frio, fazendo com que este consuma mais.
Cortesia: Balay


  Receitas deliciosas confecionadas no forno

Onde comprar o seu forno? Veja aqui qual o especialista mais próximo

O fogrno avariou? Veja aqui onde repará-lo


  

Parcerias
 

 
 

Aluguer de insuflaveis, festa de aniversário infantil, brinquedos, artigos para festas e brinquedos para bebe.


  

Dúvidas? Consulte o Forum



Siga-nos



Privacy Statement  |  Terms Of Use
Copyright 2009 by Portal do Electrodoméstico