Pesquisar no Portal


Newsletter

Inscreva-se!


 

 

  
Confirmar

Nós valorizamos a sua privacidade. Nós nunca iremos alugar, vender, ou usar o endereço de email para outra coisa senão os serviços que você pedir especificamente.



Placa de cozinha, como escolher?

Que tipo de placa comprar?


Qual a diferença entre as várias funcionalidades?


Que utilização vai dar à placa?

 

 

 

O que devo saber antes de escolher uma placa?

Quando se trata de cozinhar, é indispensável ter uma placa de confiança e para escolher o modelo certo, deve questionar-se sobre:  

Renovar ou mudar?

Se pretende apenas trocar a sua placa antiga, pode substituí-la por outra exatamente do mesmo tamanho e design. Por outro lado, se a instalação da sua cozinha o permitir, pode mudar para outro tipo de placa que lhe proporcionará os melhores resultados e parecerá parte integrante do design.

E os queimadores?

Quatro, cinco ou seis? Na verdade, o número de queimadores depende da frequência com que utiliza a sua placa. Se tem uma família numerosa e tem sempre algo a cozinhar no fogão, opte por pelo maior número possível de queimadores tendo em conta o espaço que tem disponível.

De que tipo?

Durante anos, as placas a gás ou de incandescência rápida eram as únicas duas formas conhecidas para cozinhar alimentos numa placa, sendo que ambas utilizam eletricidade. O gás oferece-nos um maior controlo do calor, no entanto, às vezes é mais difícil incluir numa cozinha. Placas de incandescência rápida são, por outro lado, mais seguras e muito fáceis de limpar, uma vez que não existem chamas expostas. Recentemente, surgiram as placas de indução que poderão revolucionar o seu mundo da culinária.

O que é a indução?
Quais as vantagens e inconvenientes das placas de indução em relação aos restantes tipos de placas de cozinha?

A placa de indução gera calor diretamente no fundo da panela, enquanto mantém a superfície de cozedura relativamente fria. Portanto, qualquer que seja o tamanho da panela que usa, os alimentos no interior serão cozinhados na perfeição. É fácil de limpar, mais rápida a aquecer e apresenta controlo deslizante, permitindo-lhe controlar todo o processo de cozedura.
 Placa de indução ou vitrocerâmica, qual escolher?

 
Mantenha a placa limpa

As panelas a borbulhar e a frigideira a salpicar óleo só podem significar uma coisa: uma placa muito suja. Se acha difícil limpar a sua placa a gás, talvez queira considerar mudar para uma placa de incandescência rápida ou até uma placa de indução de última geração. Ambas podem ser limpas num instante!
Cortesia Electrolux



Qual é a diferença existente entre uma placa de indução e uma placa vitrocerâmica? Qual é a mais recomendável?

É certo que as placas de indução são mais dispendiosas do que as vitrocerâmicas convencionais, porém as vantagens que apresentam são maiores. A razão fundamental deste maior custo é pela indução ser um produto tecnicamente muito mais completo e também por ser uma tecnologia mais moderna. Em relação ao custo, há que advertir que, segundo alguns estudos, em dois anos, simplesmente pela poupança de eletricidade gerada, esse maior preço da placa de indução poderá ser amortizado.
Para além do seu uso ser mais económico (e, portanto, mais eficiente e ecológico), a indução apresenta muitas outras vantagens. Entre muitas das vantagens da indução, destaca-se a rapidez: aquecendo um copo de água numa placa de indução, esta ação pode ser mais rápida do que se fosse feita num microondas. Outras vantagens desta tecnologia são a segurança, ou seja, ter na cozinha uma superficie que alcança apenas uma fração de temperatura que se alcança numa placa convencional, pelo que os líquidos derramados não se queimam e tem maior facilidade em termos de limpeza.
Atenção: uma diferença entre a placa vitrocerâmica e a de indução é a importância, no caso das últimas, dos recipientes adequados de cozinha com uma base ferromagnética. Nas placas de indução o calor é gerado por um campo magnético criado quando a base do recipiente ferromagnético fecha o campo.
Cortesia: Bosch

Porque é que se diz que as placas de indução são mais seguras que as placas vitrocerâmicas convencionais?
As placas de indução vêm equipadas com uma série de sensores que previnem possíveis danos e avarias nos seus componentes, a placa desliga-se automaticamente se detetar que passou muito tempo desde a última utilização. O tempo dependerá da potência selecionada. Por exemplo, a potência máxima desligar-se-á ao fim de uma hora, enquanto que a potência mínima se desligaria apenas ao fim de 10 horas.
A placa também vem equipada com um sensor antitransbordamento, de maneira que, se detetar que houve um transbordamento de liquídos sobre a zona dos seus sensores, a placa desligar-se-á automaticamente emitindo um sinal acústico. Para além disso, estas placas também vão equipadas com sensores de autoproteção por temperatura.
Estas placas são capazes de detetar a temperatura dos componentes eletrónicos e, em caso de sobreaquecimento (por exemplo, um som da placa sem recipiente), atuam desligando automaticamente a zona de cozedura. Por exemplo, se a temperatura é maior que 95º C, a placa baixa automaticamente a potência nas zonas dianteiras e, se ultrapassar os 100º C, a placa desliga-se.
Cortesia: Bosch

Cuidados a ter na instalação de uma placa de indução
No caso da placa de indução, não é necessário deixar nenhuma distância especial para o funcionamento desta, portanto há que ter em conta que ao colocar uma gaveta por baixo da placa esta pode ficar quente e aquecer os objetos no seu interior. Em qualquer caso, há que deixar por trás do móvel (ver desenho auxiliar) uma abertura de 20 mm, para que recircule o ar quente que sai da placa de indução e refrigerar a parte eletrónica. Através do serviço técnico pode adquirir-se um acessório que reduz a temperatura na gaveta e que é uma lâmina metálica que é instalada por debaixo da placa.
Cortesia: Bosch

 
Cozinhar sem desperdiçar energia, alguns conselhos e dicas

 
Que tipo de grelha é a mais adequada?
 

 


  

 

 
 

Aluguer de insuflaveis, festa de aniversário infantil, brinquedos, artigos para festas e brinquedos para bebe.

Dúvidas? Consulte o Forum



Siga-nos



Privacy Statement  |  Terms Of Use
Copyright 2009 by Portal do Electrodoméstico