Pesquisar no Portal


Newsletter

Inscreva-se!


 

 

  
Confirmar

Nós valorizamos a sua privacidade. Nós nunca iremos alugar, vender, ou usar o endereço de email para outra coisa senão os serviços que você pedir especificamente.



Glossário do Portal do Eletrodoméstico

 

Baralhado com tantos termos técnicos? 
Selecione a letra correspondente e conheça a definição de cada termo técnico ou sigla.


A.B.C  |  D.E.F.G  |  H.I.J.K.L  |  M.N.O.P  |  Q.R.S.T  |  U.V.W.X.Z

 

A.B.C

ACI - Distribuição Automática de Canais (imagem): Função que permite sintonizar e instalar, em simultâneo, os mesmos canais no televisor e no vídeo.

Ajuste de som e imagem (imagem): Regulação dos níveis sonoros e de imagem para cada estação.

Anti-vincos/Anti-rugas (roupa): Tecla/botão que, ao ser acionado, deixa a roupa a flutuar no tambor sem efetuar a centrifugação. Opção ideal para utilizações da máquina à noite (pela tarifa bi-horária) e em que se estende a roupa de manhã. Ao desativar-se a tecla, a máquina prossegue com a fase da centrifugação.

Aqua-sensor (roupa): Sensor de infra-vermelhos que deteta a turvação da água no processo de pré-lavagem e determina, ou não, a sua mudança, poupando 25% de água.

Aqua-stop (loiça): Sistema de segurança que consiste numa mangueira dupla impedindo inundações no caso de rutura da mangueira de entrada de água. Pode ter outras denominações consoante o fabricante.

Autonomia (frio): Número de horas que o aparelho suporta sem energia, ou com uma avaria, sem pôr em perigo os alimentos aí conservados/congelados. Neste caso, não se deverá, em caso algum, abrir a porta da zona de congelação.

Booster (placas): Prestação presente em algumas placas que gere a potência total livre e dirige-a para o foco escolhido. Pode implicar também uma espécie de pré-aquecimento rápido.

Capacidade variável (loiça): Pode ter diferentes denominações, mas traduz-se na capacidade da máquina ajustar os consumos à quantidade de loiça a lavar.

Carga variável (roupa): Sistema que ajusta o consumo de água e eletricidade à quantidade de roupa introduzida no tambor (a lavar). Pode ter diferentes denominações consoante a marca.

Catalizador de fumos/gorduras (fornos): Prestação que filtra os fumos e gorduras gerados durante o assado, evitando que se propaguem pela saída ventilada de vapores na cozinha.

Cestos reguláveis em altura (loiça): Prestação de extrema utilidade pois permite ajustar a altura dos cestos às necessidades da lavagem.

Classe climática (frio): Indica a tipologia de clima a que o aparelho se destina. Na maioria dos casos, os aparelhos variam entre as classes N a ST/T (tropicalizado).

Classe energética: Na hora de comprar, dê sempre preferência aos equipamentos que pertencem à classe energética A, pois são mais eficientes e consomem menos energia.

Clipboard (imagem): Divisão do ecrã a meio, transmitindo dois canais em simultâneo e permitindo uma pausa da imagem num dos lados (só em televisores com dois sintonizadores).

Combinado (frio): O refrigerador (vulgarmente chamado frigorífico) está sobreposto ao congelador, para um acesso mais fácil. Nos modelos com dois compressores, cada um dos elementos (frigorífico e congelador) é alimentado pelo seu próprio compressor, com dois termóstatos independentes, o que permite regular separadamente as suas temperaturas e, inclusive, desligá-los independentemente. Nos modelos só com um compressor (monocompressor), podem estar ligados um ou dois termóstatos. No caso de dois termóstatos, podemos controlar a temperatura dos dois recintos independentemente; no caso de um único termóstato, este regula ambos os compartimentos (Fonte: Hoover).

Comutador para ecrã de jogos (imagem): Melhoramento da imagem para a reprodução de jogos (televisores 16:9).

Congelamento da imagem (imagem): Fixa a imagem, enquanto o som decorre normalmente.

Controlo Ativo (imagem): Correção automática da imagem, em função das variações de luz ambiente.

Corte de segurança de gás/termopar (placas): Sistema de segurança instalado nos aparelhos a gás que evita que, uma vez apagada a chama, o foco continue a fornecer gás.

Voltar ao Topo

 D.E.F.G

 Difusão Horária: Ao comprar um eletrodoméstico, considere a função de Difusão Horária, pois permite-lhe programar o início do funcionamento para a hora mais conveniente e é de extrema utilidade para quem quer beneficiar das tarifas bi-horárias, em que a energia é mais barata à noite e aos fins-de-semana, e poupar na fatura de energia.

Eco-sensor (loiça): Ajuda a poupar água ao aproveitar a água da fase da pré-lavagem. Este sensor ajuda a verificar a quantidade de sujidade da loiça e, no caso de não estar muito suja, aproveita essa mesma água para a fase da lavagem.

Energia solar: É uma alternativa das mais baratas e também das mais eficientes para começar a substituir outros tipos de energia nas nossas casas. Além disso, é cada vez mais utilizada pelo facto de ser uma energia renovável e completamente limpa. Saiba mais sobre incentivos às energias renováveis.

Energy Star (equipamentos informáticos): O "Energy Star" é um sistema de poupança de energia para equipamentos informáticos.

Grelha elevatória (placas): Acessório especial para placas rasantes (à bancada) que eleva o recipiente sempre que este seja maior que a circunferência do foco a utilizar.

Voltar ao Topo

 H.I.J.K.L

Indicador de calor residual (placas): Indicadores luminosos presentes na mesa de trabalho que indicam ao utilizador que o foco está a temperaturas que podem dar origem a queimaduras. Só se deverá tocar na zona do foco quando este indicador estiver apagado.

Indução Plus (placas): Função presente em algumas placas de indução que permite juntar, num só foco, metade da potência ou a totalidade do foco contíguo, tornando-se num dos focos mais potentes em aquecimento.

Limpeza por catálise (fornos): Limpeza efetuada por painéis catalíticos que absorvem a gordura e salpicos dos cozinhados. Geralmente, estes painéis encontram-se na lateral e na zona posterior. Algumas marcas oferecem a opção de substituição dos mesmos.

Limpeza por pirólise (fornos): É, atualmente, o sistema mais avançado de limpeza. O forno alcança uma temperatura de 500ºC, convertendo a sujidade em cinzas. Após este processo automático de limpeza, apenas há que passar um pano húmido para retirar essas cinzas.

Voltar ao Topo

 M.N.O.P

Meia carga (máquina lavar a roupa/loiça): Sistema que, ao introduzir metade da carga prevista, e acionando a tecla/botão correspondente, reduz os consumos para metade.

Multi Pip (imagem): Visualização de vários canais (até nove) em pequenas imagens no ecrã (não permite a audição do som).

No Frost (frio): São os frigoríficos em que o frio ventilado é conduzido a todas as partes, tanto ao compartimento frigorífico como ao congelador, através de um sistema de canalizações (Fonte: Hoover). Tradicionalmente, refere-se ao sistema de frio sem criar gelo nas paredes. É um sistema mais rápido (no arrefecimento) que o frio normal e daí consumir um pouco mais que os modelos de frio estático.

OSD - Visualização de Funções no Display (imagem): Mostra o menu de funções no ecrã.

PAP- Picture-and-Picture (imagem): Sistema que divide o ecrã a meio, transmitindo dois canais em simultâneo e com som alternado, selecionado pelo telespectador (só em televisores 16:9 com dois sintonizadores).

PAT-Picture-and-Teletext (imagem): Divisão do ecrã a meio, permitindo visualizar o canal e o teletexto.

PIP- Picture-in-Picture (imagem): Visualização de um outro canal, num dos cantos do ecrã, enquanto visualiza o canal preferido (esta função não permite a audição do segundo canal, apenas a sua visualização).

Placas a gás: Placas que podem ter diferentes matérias como mesa de trabalho, sendo as mais frequentes em inox, vidro temperado e esmaltadas. Normalmente vêm de fábrica preparadas para o tipo de gás de destino (propano, butano ou natural), apesar de alguns fornecedores garantirem (ou juntarem como acessórios) os injetores necessários à sua transformação. Recordamos que convém que seja um Técnico Credenciado em Instalação de Aparelhos a Gás a efetuar a montagem.

Placas com comandos touch: Placas independentes que são controladas por comandos digitais. Oferecem geralmente um número interessante de funções, desde o bloqueio de segurança para crianças, temporizador, etc.

Placas com focos de halogéneo: O processo de aquecimento é efetuado através do recurso a focos de halogéneo, que absorvem uma reduzida quantidade de calor, pelo que apresentam menores perdas de energia e, consequentemente, menores consumos que a versão standard, sendo também mais rápidos.

Placas de indução: As placas de indução são diferentes dado que só consomem eletricidade quando têm sobre elas um recipiente adequado (com base ferrítica; pode verificar se o seu trem de cozinha serve colocando um íman no fundo do recipiente ou procurando o símbolo de indução), uma vez que as correntes induzidas são dirigidas diretamente ao fundo de recipiente em material ferromagnético (ferro fundido, esmalte ou inox ferruginoso), permitindo o aquecimento dos alimentos com uma eficiência energética mais elevada que as outras tipologias. Nestas placas não é necessário escolher o diâmetro dos tachos adaptados à zona de cozedura. As placas de indução são mais rápidas para cozinhar e também mais seguras. Só aquecem se tiverem sobre a sua superfície um recipiente em material ferromagnético e permitem minimizar os riscos de queimaduras.

Placa independente: Placa que inclui na sua mesa de trabalho os comandos para controlar o seu funcionamento.

Placa polivalente: Placa que vem sem comandos na mesa de trabalho e que precisa de comandos no forno (situado por baixo da placa) ou de um acessório (painel de comandos) que é instalado na zona inferior à placa.

Placas vitrocerâmicas: São constituídas por uma superfície de vidro perfeitamente lisa, sob a qual estão instalados os elementos de aquecimento ou de indução. Estas placas oferecem possibilidades de poupança de energia consoante o modelo e sistema de aquecimento utilizado.

Placas vitrocerâmicas radiantes: São placas em que o aquecimento é efetuado através do processo clássico da resistência elétrica. Podem ter desde focos duplos, triplos, gigantes, ovais, etc.

Poder de congelação (frio): Número de quilos que o aparelho é capaz de congelar (alimentos frescos), num período máximo de 24 horas.

Pré-aquecimento rápido (fornos): Prestação presente em alguns fornos que permite o aquecimento rápido do mesmo (de forma a atingir a temperatura selecionada).

Programa económico de roupa: Programa que consome menos quantidade de energia, demorando mais tempo, para conseguir igual qualidade de lavagem. Não convém usar roupa com nódoas difíceis ou muito suja.

Programa automático (máquina de lavar a roupa/loiça): Programa que, pela intervenção do eco-sensor (que verifica a sujidade presente na água da pré-lavagem), decide qual a temperatura de lavagem mais adequada.

Programa delicado (máquina de lavar a roupa/loiça): Programa destinado àquelas peças mais delicadas.

Programa económico: Programa que reduz o consumo de energia. Geralmente traduz-se num aumento do tempo de lavagem.

Programa de higienização (loiça): Programa de lavagem que utiliza elevadas temperaturas. Ideal para lavar loiças expostas a grande sujidade ou bactérias. Ter em atenção que não se trata de uma esterilização.

Programa intensivo (loiça): Programa destinado a loiça extremamente suja ou com resíduos ressequidos.

Programas mistos (loiça): Programas que permitem, geralmente, lavar a loiça delicada no cesto superior e resistente (muito suja) no cesto inferior.

Programa rápido (máquina de lavar a roupa/loiça): Programa destinado à lavagem de loiça/roupa pouco suja.

Programa/Tecla 3em1 (loiça): Função ou programa que permite a utilização do detergente tipo pastilhas que inclui sal e abrilhantador na sua composição.

Poupança de energia: Minimize o seu consumo energético aderindo, sem custos adicionais, à tarifa de eletricidade bi-horária. É simples: transfira o consumo das suas máquinas de lavar para o período noturno e fins de semana, quando a energia é mais barata.

Voltar ao Topo

Q.R.S.T

Quilogramas (máquina de lavar e/ou secar a roupa): Define a capacidade de carga da máquina. Para uma família média (4 pessoas), é aconselhável comprar máquinas de 8 kgs de carga. Traduz o número de quilos de roupa a seco a introduzir na máquina.

REEE: Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos.

RPM/Velocidade de centrifugação: Quanto mais elevado o número de rotações por minuto, mais centrifugada sai a roupa da máquina, ou seja, menos tempo demora a secar. Todavia, deverá ter o cuidado, se a centrifugação for muito elevada, de retirar a roupa do tambor de forma a evitar a formação de vincos. É por isso que deve escolher uma com valores intermédios (850 a 1.000 rpm) e adaptar as rotações ao número de lavagens semanais, espaço para secagem da roupa ou para a utilização de um secador de roupa. Quanto maior for a velocidade de centrifugação, mais curto é o processo de secagem de roupa e, se secar a roupa numa máquina de secar, terá menos custos durante o processo de secagem.

Redução de tempo (máquina de lavar a roupa/loiça): Tecla que permite reduzir o tempo de lavagem do programa. Pode interferir com a qualidade de lavagem.

Seleção de centrifugação (roupa): Botão ou tecla que nos permite escolher a velocidade de centrifugação de acordo com os tecidos ou época do ano ou reduzir a centrifugação máxima para uma opção mais reduzida.

Select (imagem): Ajuste dos modos de imagem e de som (pré-definidos), em função de cada programa televisivo (noturno, diurno, fala, música, etc.).

Sleep Timer - Temporizador (imagem): O televisor desliga automaticamente ao fim de um tempo determinado pelo utilizador (30,60 ou 90 min.).

Sistema anti-fugas total (máquina de lavar a roupa/loiça): Sistema de segurança total que, em caso de rutura interna (dentro da máquina), bloqueia o funcionamento impedindo a possibilidade de inundação.

Sistema de extração de tabuleiros (fornos): Algumas marcas oferecem um sistema inovador de guias (automáticas ou não) que permitem o deslizar e suster dos tabuleiros sem que seja necessário a sua manipulação.

Super-congelação e super-refrigeração (frio): Funções que permitem arrefecer rapidamente os recintos. De grande utilidade nos casos em que se tem grandes quantidades de alimentos frescos para congelar ou refrigerar. Consoante o fabricante, podem desligar-se automaticamente.

Talheres/conjuntos (loiça): Número de conjuntos de loiça que a máquina permite lavar (por exemplo, 12 pratos rasos, 12 pratos de sopa, 12 pratos de sobremesa, 12 copos, etc.).

TDT - Televisão Digital Terrestre (imagem): É uma nova tecnologia de teledifusão terrestre, através de antenas, com sinal digital quesubstituiu a televisão tradicional (teledifusão analógica terrestre). Este sinal digital permite a emissão de vários canais em simultâneo, numa mesma frequência, que anteriormente estava reservada para um único canal. 

Voltar ao Topo

U.V.W.X.Y.Z

U.R.E- Utilização Racional de Energia: É um conjunto de medidas que permite uma melhor gestão da energia em sua casa e maior poupança. Clique aqui para saber mais.

Vidro duplo/triplo de segurança (fornos): Prestação que pretende evitar que a temperatura na porta do forno (vidro ou metal) atinja níveis que possam gerar queimaduras.

Vidro temperado (placas): Obtém-se através da sujeição da massa de vidro semi-fundida a um arrefecimento brusco, que torna o material extremamente resistente. Por outro lado, este material é perfeitamente liso e, por conseguinte, fácil de limpar.



 Voltar ao Topo

 

Dúvidas? Consulte o Forum



Siga-nos



Privacy Statement  |  Terms Of Use
Copyright 2009 by Portal do Electrodoméstico