Pesquisar no Portal
Newsletter

Inscreva-se!


 

 

  
Confirmar

Nós valorizamos a sua privacidade. Nós nunca iremos alugar, vender, ou usar o endereço de email para outra coisa senão os serviços que você pedir especificamente.



 

Porquê reciclar?

 

Ambiente

Reciclar pela nossa saúde – Os REEE e RPA podem conter substâncias perigosas, como mercúrio, cádmio, crómio, chumbo, berílio, entre outras. Quando somos expostos a este tipo de substâncias, as consequências para a nossa saúde podem ser devastadoras. O mercúrio é um elemento nocivo e bioacumulável que, de acordo com a OMS, provoca efeitos nefastos ao nível do sistema digestivo e rins, além de problemas neurológicos, com especial impacto nos mais jovens. O cádmio é altamente carcinogénico, afecta os rins, pulmões, fígado e ossos e interfere com as enzimas. E estes são só alguns exemplos.

Ao reciclarmos estamos a garantir que estes resíduos são sujeitos a um tratamento rigoroso, durante o qual são removidas, em condições de segurança, todas as substâncias perigosas com impacto para a nossa saúde e ambiente.

Ambiente

Reciclar protege o Ambiente – Se os REEE e os RPA forem encaminhados para aterro ou se não forem convenientemente tratados, os efeitos a curto e a médio prazo serão devastadores: poluição de solos, de recursos hídricos e do ar. O cádmio presente na bateria do telemóvel é suficiente para poluir 600 mil litros de água. Os CFC presentes nos equipamentos de frio, se libertados para a atmosfera tem efeitos nocivos e irreversíveis ao nível da camada de ozono, com repercussões no aquecimento global e nas alterações climáticas.

O tratamento e reciclagem destes resíduos permite minimizar o seu impacto no ambiente, na medida em que, ao garantir-se a remoção correcta das substâncias perigosas e a recuperação dos materiais, se evitam os seus efeitos negativos.

Recursos

Reciclar permite poupar recursos – Os REEE e RPA são constituídos por uma enorme variedade de materiais. Entre estes, metais como o alumínio e vidro, que podem ser infinitamente reciclados!

A reciclagem dos REEE e RPA, permite a recuperação de materiais que poderão ser posteriormente reutilizados na produção de novos equipamentos e bens. O que resulta na redução do consumo de matérias-primas e, consequentemente, da utilização de recursos naturais, muito dos quais finitos e já em grande escassez. Facto que poderá hipotecar a produção futura. Prevê-se que as reservas de índio, fundamentais à produção de telas LCD, terminem dentro de 7 anos. A reciclagem é, nesse sentido, a garantia para o futuro.

Como consequência do consumo desenfreado de recursos, temos hoje necessidade de abandonar os modelos de economia vigentese adotar novos modelos que permitam uma gestão mais sustentada. A Reciclagem é a peça chave para se garantir esta ligação entre o ponto final e inicial do processo, através da reinserção dos materiais no processo produtivo. Esta dinâmica confere, assim, uma circularidade à economia, que se repercute na minimização do consumo dos recursos naturais, no desenvolvimento de oportunidades de negócio e de optimização de custos, e ainda na criação de emprego.

Fonte: www.amb3e.pt/reciclar/porque-reciclar



Parcerias
 

 
 

Aluguer de insuflaveis, festa de aniversário infantil, brinquedos, artigos para festas e brinquedos para bebe.


  

Dúvidas? Consulte o Forum



Siga-nos



Privacy Statement  |  Terms Of Use
Copyright 2009 by Portal do Electrodoméstico